Aneel mantém bandeira verde em outubro, sem taxa adicional na conta de luz
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira, 30, que manterá a bandeira verde acionada em outubro para todos os consumidores conectados ao setor elétrico nacional. Com a decisão, as contas de luz seguem sem cobrança adicional. “Essa sinalização reflete boas condições de geração de energia elétrica sem cobrança adicional nas contas de […]
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira, 30, que manterá a bandeira verde acionada em outubro para todos os consumidores conectados ao setor elétrico nacional. Com a decisão, as contas de luz seguem sem cobrança adicional.
“Essa sinalização reflete boas condições de geração de energia elétrica sem cobrança adicional nas contas de luz, mesmo considerando previsão de crescimento do consumo de energia no País. A bandeira será válida para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional”, afirmou a agência em nota.
A bandeira verde está em vigor para todos os consumidores desde 16 de abril. De setembro de 2021 a 15 de abril, apenas beneficiários do programa tarifa social não pagaram a taxa, enquanto os demais consumidores pagaram adicional de R$ 14,20 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos, referente à bandeira escassez hídrica.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar os custos da geração de energia no País aos consumidores e atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia.
Antes, o custo da energia em momentos de mais dificuldade para geração era repassado às tarifas apenas no reajuste anual de cada empresa, com incidência de juros. No modelo atual, os recursos são cobrados e repassados às distribuidoras mensalmente por meio da “conta Bandeiras”.
A bandeira verde, quando não há cobrança adicional, significa que o custo para produzir energia está baixo. Já as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam um aumento no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas, o que está ligado principalmente ao volume dos reservatórios.
Notícias mais lidas agora
- Motorista fura sinal vermelho, bate em carro e acaba derrubando poste em Campo Grande
- Delegado e investigadores são afastados após busca e apreensão sem mandado em hotel de MS
- Comparsa de ‘Neguinho do CV’ é preso em casa de distribuição de drogas no Aero Rancho
- ‘Pode bater’: Promotora mostra conversas em que Stephanie ria ao mandar Christian agredir Sophia
Últimas Notícias
Ferros-velhos de Campo Grande receberam ‘batida’ em busca de fios e materiais furtados
Balanço da Operação ainda não foi divulgado
Polícia Militar de São Paulo receberá R$ 27 milhões para aquisição de câmeras corporais
Anúncio foi feito pela Secretaria Nacional de Segurança Pública
Homem que tentou matar guarda municipal em Dourados é condenado a 11 anos e 7 meses
A vítima foi socorrida em estado grave e ficou internada em hospital por vários dias
Porta de entrada para graduação na UFMS, aplicação do PASSE acontece neste domingo
A abertura dos portões será às 07h
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.