Quase 900 estabelecimentos participam de campanha de recuperação de crédito

‘Nome Limpo’ inicia com Águas Guariroba, Bigolin e Energisa

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‘Nome Limpo’ inicia com Águas Guariroba, Bigolin e Energisa

A campanha de recuperação de crédito ‘Nome Limpo’ chega à 11ª edição com quase 900 empresas dispostas a negociar com clientes, suas dívidas em atraso. Entre 21 de novembro a 21 de dezembro, consumidores inadimplentes terão facilidades para limpar o nome. Durante a primeira semana, a ação conta com a Águas Guariroba, Energisa e Bigolin, que estarão disponíveis dentro da sede da ACICG, das 8h às 17h, para atender seus clientes.

O consumidor que possuir dívidas em atraso e deseja participar deve procurar a sede a empresa credora durante toda a campanha, ou ainda dirigir-se à sede da ACICG, de 21 a 25 de novembro, em frente à Praça Ary Coelho, caso a dívida seja com Águas Guariroba, Bigolin ou Energisa. É necessária a apresentação de documento de identificação. A lista das empresas participantes da campanha pode ser consultada no site da ACICG

A ação é promovida pela ACICG em parceria com a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), Segundo Letícia Ribeiro, coordenadora da campanha, as negociações e quitações de dívidas realizadas através da campanha removerá o cadastro somente no SCPC. “É importante que o consumidor consulte todos os bancos de dados, entretanto a campanha ‘Nome Limpo’ resolve somente as pendências com o SCPC”, aconselha.

Casos

Nesta segunda-feira (21) alguns consumidores estiveram na sede da ACICG para regularizarem suas dívidas. Eva Alves, de 50 anos, está afastada pelo INSS devido a um acidente. Nesta oportunidade efetuou o pagamento de um parcelamento que já havia negociado com a Energisa.

Eva Alves quitou sua dívida com a Energisa. (Luiz Alberto, Midiamax)

A aposentada Dejanira Silva Lobo, de 66 anos, disse que não encontrou benefício na campanha, pois o mesmo parcelamento havia conseguido no posto de atendimento da Energisa no terminal Júlio de Castilhos. “Consegui as mesmas condições. Eu esperava que tivesse um desconto na entrada”, observa.

Já o aposentado Emanoel Souza, de 69 anos, ficou satisfeito com a negociação que conseguiu no estande da Energisa. “O parcelamento feito por aqui foi melhor que o que eu consegui no Fácil”, relata ele.

Pela primeira vez participando da campanha ‘Nome Limpo’, a Bigolin ainda não havia recebido credores até a tarde desta segunda. Beatriz Plenamente, encarregada de contas a receber da empresa, acredita que os clientes não estejam cientes da facilidade. “Aqui estamos preparados para parcelar as dívidas, ou conceder descontos que podem chegar até 30%, dependendo da dívida e do tempo de inadimplência”, explica Beatriz. A Bigolin espera atender cerca de 60% da rede de inadimplentes.

A coordenadora de cobranças da Águas Guariroba, Maria Cleide do Nascimento, explica as facilidades para os consumidores da concessionária que estejam em dívida. “Quem optar pelo parcelamento, pode dividir a entrada em 10 vezes no cartão e, dependendo da dívida, pode ser parcelada em até 60 vezes. Os que desejam pagar à vista tem desconto conforme o valor e o período de inadimplência”, instrui Maria Cleide.

Maria Cleide do Nascimento, coordenadora de cobrança da Águas Guariroba. (Luiz Alberto, Midiamax)O presidente da ACICG, João Carlos Polidoro ressalta os benefícios da campanha para a população. “O Nome Limpo acontece desde 2006 e já é tradicional na cidade. Além de uma excelente oportunidade para as pessoas negociarem suas dívidas e entrar o ano novo sem restrição de crédito, a campanha devolve o poder de compra ao consumidor num período tão importante, próximo ao Natal”, contribui.

Durante a Campanha ‘Nome Limpo’ o movimento de consultas no balcão do SCPC praticamente duplica em relação aos meses convencionais. “Esperamos atender cerca de 1,5 mil pessoas por dia, e a previsão é que os valores negociados se igualem à campanha de 2015, recuperando R$ 6,5 milhões ao comércio de Campo Grande durante o mês da campanha”, finaliza o presidente.

Inadimplência

O INC (Índice de Negativação do Comércio) apurado pela ACICG encerrou o mês de outubro em 31 pontos, 3 acima do indicador de setembro. “Embora pequeno, o aumento do INC em outubro frente ao indicador de setembro não encontra paralelo na série histórica, o que, portanto, exige um certo grau de atenção. Cabe ressaltar, no entanto, que em outubro de 2014 esse indicador era de 349, e em 2015, 221, o que reforça a tendência já verificada nos Boletins anteriores, mas ainda assim, deve ser considerado como um ponto de atenção, em função da incipiente recuperação dos indicadores”, explica o economista-chefe da ACICG, Normann Kallmus.

O economista ressalta que as incertezas derivadas do comportamento da economia continuam promovendo uma redução do consumo e, em consequência, uma inadimplência menor. “Mais um sinal de que estamos deixando para trás a irresponsabilidade financeira”, aponta.

Ainda no mês de outubro, o Índice de Recuperação de Crédito (IRC/ACICG) foi de 37 pontos, contra os 47 registrados em setembro. “Até o mês passado, a manutenção do nível de IRC num padrão confortavelmente superior ao do INC indicava que as famílias estavam recuperando o equilíbrio econômico, no entanto, em outubro esses indicadores praticamente se equivalem. As razões parecem estar relacionadas com o esgotamento da capacidade de recuperação dos orçamentos domésticos, mas podem, também, ser fruto da expectativa pela edição da já tradicional campanha “Nome Limpo”, promovida pela ACICG em novembro”, analisa Kallmus.

No período houve um total de 4.098 exclusões do cadastro de inadimplentes no mês, contra 5.239 em setembro, e 7.289 em agosto, demonstrando uma redução sensível nos últimos três meses. As notificações emitidas, ou seja, os novos registros de dívidas totalizaram 6.441 (6.236 PF e 205 PJ) contra 5.881 em setembro, registrando um crescimento de 9,5%. “No entanto, ainda é decrescente o estoque de títulos inadimplentes. A importância de acompanhar o comportamento desses indicadores (IRC e INC), reside no fato de que são essenciais para determinar a liquidez das famílias, determinando se existem condições efetivas para uma rápida e desejada retomada dos níveis de atividade pré-crise”, reforça o economista.

Serviço

Campanha Nome Limpo
Datas: 21 de novembro a 21 de dezembro em todas as empresas participantes
21 de novembro a 25 de novembro, das 8h Às 17h, na sede da ACICG, com Águas Guariroba, Bigolin e Energisa.
Mais informações pelo site www.acicg.com.br ou telefone (67) 3312-5063.

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