CPI dos Combustíveis decreta quebra de sigilo de documentos do Procon e Sefaz
Após manifestação favorável da Procuradoria
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após manifestação favorável da Procuradoria
A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Combustíveis decretou nesta terça-feira (29) a quebra de sigilo de documentos da Superintendência para Orientação de Defesa do Consumidor (Procon/MS) e de Secretarias de Fazenda de Mato Grosso do Sul, São Paulo e do Paraná. A quebra foi feita após manifestação favorável da Procuradoria Geral do Estado pela quebra do sigilo.
“Necessitamos desses documentos para aprofundar a investigação, mas eles eram protegidos pelo sigilo fiscal, mas que agora com a quebra, somente aos documentos necessários, conseguiremos dar sequência à investigação sobre o preço da comercialização do combustível no tocante ao impacto do frete, dos tributos e dos valores da gasolina, etanol e diesel”, explicou o presidente da CPI, deputado José Carlos Barbosinha (PSB).
De acordo com Barbosinha, a CPI busca compreender com as novas informações “quanto foi a margem de lucro dos comerciantes de combustíveis de Mato Grosso do Sul, verificar as razões de elevações de preços sem aparente justa causa, verificar a proporcionalidade dos preços e conhecer toda a cadeia fiscal das etapas de comercialização do produto no Estado”. Segundo o relator da CPI, deputado Beto Pereira (PSDB), a decretação de quebra de sigilo é constitucional.
“Toda CPI tem essa prerrogativa de determinar a quebra do sigilo e hoje estamos lavrando este termo para resguardar aquilo que será recebido e que entendemos que se faz necessário neste momento para podermos aprofundar a investigação”, ressaltou. Após a aprovação da quebra de sigilo a reunião foi encerrada e Barbosinha declarou que deve se afastar do cargo de deputado estadual até esta sexta-feira (1/4) para aceitar o convite do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para assumir a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
“Vamos dar continuidade aos trabalhos da CPI, que prorrogou por mais 60 dias e vamos nos esforçar, mas vamos sentir falta da experiência do Barbosinha”, comentou o deputado Angelo Guerreiro (PSDB). Também compõem a Comissão os deputados João Grandão (PT) e Maurício Picarelli (PSDB). A próxima reunião está agendada para o dia 5 de abril.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
‘Falsa-coral’ é encontrada em painel de moto em MS
Motociclista ficou surpreso, acionando o Corpo de Bombeiros
Motociclista cai em buraco obra não sinalizada em Dourados e fica gravemente ferido
Vítima foi atendida por equipes do Corpo de Bombeiros e Samu
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.