Consumidor pode ir à Justiça por indenização de atraso em obra

Quem se comprometer a comprar um imóvel, e receber o mesmo com atraso pode pedir indenização na justiça, segundo o Ibedec (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo). O Instituto cita o exemplo do consumidor José Mendonça, de Brasília (DF), que comprou um imóvel na planta com prazo de entrega para 30 […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Quem se comprometer a comprar um imóvel, e receber o mesmo com atraso pode pedir indenização na justiça, segundo o Ibedec (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo).

O Instituto cita o exemplo do consumidor José Mendonça, de Brasília (DF), que comprou um imóvel na planta com prazo de entrega para 30 de setembro de 2006. Porém a entrega só foi feita em 24 de abril de 2007.

Ele recorreu ao Judiciário e em sentença da 11ª Vara Cível de Brasília, obteve a indenização de 0,8% ao mês, do valor de mercado do imóvel, pelo período em que a construtora atrasou o pagamento.

Ainda de acordo com o Instituto, pleitear uma indenização nos casos de atraso é um direito que dos consumidores. Nestas situações, fica fixado pela Justiça, valor de 0,5 a 1% do valor de mercado do imóvel multiplicado pelos meses de atraso na entrega.

Outra opção seria a de buscar a rescisão do contrato por causa da inadimplência da construtora, onde pode se obtiver o direito de 100% do valor de volta.

Quem quiser pode recorrer à Justiça sozinho ou coletivamente. Para recorrer sozinho o consumidor terá que dar entrada com o contrato e a publicidade onde conste a promessa do prazo, de entrega para confrontar tal prazo com o andamento atual da obra junto com a sua data de entrega.

Coletivamente os consumidores podem ser representados Ibedec, pode representar os consumidores de um mesmo
prédio ou condomínio através de uma única ação.

Conteúdos relacionados

gás de cozinha gasolina