Um incêndio em um poste de energia assustou moradores da Rua Ângelo Serenza, no bairro Guanandi, em Campo Grande. Durante a ventania, uma árvore atingiu a fiação e, em seguida, as chamas começaram.

A situação preocupou moradores, que acionaram equipes da concessionária Energisa e do Corpo de Bombeiros.

Uma viatura da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) passava pelo local e prestou apoio. Até o momento, as chamas não foram controladas e há fio de energia pelo chão.

Ainda segundo os moradores, a situação deixou parte da região sem energia elétrica. Ao Jornal Midiamax a Energisa comunicou que uma equipe está sendo deslocada para o local para verificar a situação.

O que fazer nesses casos

De acordo com o gerente de Operação da Energisa, Helier Fioravante, é preciso redobrar a atenção com a segurança em dias de chuva para evitar qualquer acidente envolvendo a rede elétrica.

“Percebeu que o tempo está mudando e há possibilidade de uma tempestade, procure um local fechado para se abrigar. Não fique em áreas abertas e descampadas, tampouco embaixo de estruturas metálicas ou árvores. Com a maior incidência de raios nesses períodos, os lugares abertos são um risco à vida de pessoas e animais”, garante.

Para quem está dentro de casa, a orientação é retirar os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas. Não use o celular até a chuva passar, a menos que seja estritamente necessário.

Por fim, se estiver dentro de um veículo durante o temporal, não pare embaixo de árvores de grande porte. Estacione em um local seguro, longe das áreas com risco de alagamentos, e permaneça no veículo até o tempo ruim passar.

Fios soltos

Caso um cabo de energia caia sobre o seu veículo, mantenha a calma, fique dentro do carro sem tocar as partes metálicas e acione a distribuidora de energia imediatamente.

A concessionária de energia ainda esclarece que, caso o consumidor encontre cabos partidos sobre as ruas ou calçadas, não se aproxime em hipótese alguma. Avise a Energisa pelos canais de atendimento: 0800 722 7272, aplicativo Energisa On ou o chatbot da Gisa (WhatsApp) gisa.energisa.com.br.