Programa da agência FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) reconheceu e Três Lagoas como cidades entre as mais arborizadas do mundo em 2023 por meio da iniciativa “Tree Cities of the World”.

Traduzido do inglês, o termo significa “Cidades Arborizadas do Mundo” e é atribuído a municípios que mostram “liderança no manejo de árvores em áreas urbanas e servem como parte da solução para muitos dos problemas globais que enfrentamos atualmente.” 

De acordo com a organização do programa, para ser reconhecida, as cidades precisam atender cinco critérios de manejo de florestas urbanas e é uma iniciativa com o objetivo de dar reconhecimento a essas cidades. Mais sobre o programa pode ser conhecido no site: treecitiesoftheworld.org.

No Brasil, dos mais de 5.500 municípios do território, apenas 34 estão na lista:  , Niterói, Nova Friburgo, Paranaguá, Pinhais, Arapiraca, Juiz de Fora, , Fortaleza, Goiânia, Itapipoca, Ivaiporã, João Pessoa, Macapá, Marialva, Monte Alto, , Cianorte, e Maringá.

Só no estado de foram reconhecidas as cidades de Barueri, Campinas, Guarujá, Hortolândia, Mogi Mirim, Rio Claro, São José dos Campos, Piracicaba, Pindamonhangaba, São Carlos, Cordeirópolis e a capital, São Paulo.