Campo Grande e Três Lagoas estão entre as cidades mais arborizadas do mundo, segundo agência da ONU
Reconhecimento é atribuído a municípios que mostram “liderança no manejo de árvores em áreas urbanas”
Liana Feitosa –
Programa da agência FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) reconheceu Campo Grande e Três Lagoas como cidades entre as mais arborizadas do mundo em 2023 por meio da iniciativa “Tree Cities of the World”.
Traduzido do inglês, o termo significa “Cidades Arborizadas do Mundo” e é atribuído a municípios que mostram “liderança no manejo de árvores em áreas urbanas e servem como parte da solução para muitos dos problemas globais que enfrentamos atualmente.”
De acordo com a organização do programa, para ser reconhecida, as cidades precisam atender cinco critérios de manejo de florestas urbanas e é uma iniciativa com o objetivo de dar reconhecimento a essas cidades. Mais sobre o programa pode ser conhecido no site: treecitiesoftheworld.org.
No Brasil, dos mais de 5.500 municípios do território, apenas 34 estão na lista: Rio de Janeiro, Niterói, Nova Friburgo, Paranaguá, Pinhais, Arapiraca, Juiz de Fora, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Itapipoca, Ivaiporã, João Pessoa, Macapá, Marialva, Monte Alto, Recife, Cianorte, Curitiba e Maringá.
Só no estado de São Paulo foram reconhecidas as cidades de Barueri, Campinas, Guarujá, Hortolândia, Mogi Mirim, Rio Claro, São José dos Campos, Piracicaba, Pindamonhangaba, São Carlos, Cordeirópolis e a capital, São Paulo.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.