Com o anúncio dos novos uniformes da REE (Rede Estadual de Ensino) de Mato Grosso do Sul, foi aventada a possibilidade de mudanças nos kits de materiais escolares fornecidos aos alunos. No entanto, a (Secretaria de Estado de Educação) esclareceu que os itens ainda não estão definidos, mas confirmou que a distribuição está programada para o dia 21 de fevereiro.

O investimento previsto para a aquisição é de aproximadamente R$ 13,7 milhões. Segundo a SED, ainda não há detalhes sobre os kits, pois os materiais estão em processo de licitação e compra.

Ao todo, serão quase 190 mil kits destinados ao I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, EJA/Médio e Ensino Profissional, distribuídos em três tipos de kits. No ano passado, o kit incluiu cadernos, lápis e borrachas.

Fim de uma era

A era do conhecido uniforme ‘verdão’ da REE (Rede Estadual de Ensino) de Mato Grosso do Sul chegou ao fim. A camiseta foi usada por oito anos pelos estudantes após a mudança do azul para o verde em 2015. Desta vez, o Governo do Estado deve trocar o design e mudar a cor e detalhes da vestimenta.

O novo uniforme foi mostrado brevemente pelo governador Eduardo Riedel em um vídeo nas redes sociais em que anuncia a nomeação de 216 professores efetivos. 

A nova camiseta dos alunos deve voltar à cor azul, mas em um tom mais frio do que a que foi usada na gestão de até 2014. O brasão ficará posicionado no lado esquerdo do peito e outros detalhes da manga e da gola estarão na cor verde. 

O kit também contará com shorts na cor verde para alunos do ensino fundamental; específicas para os alunos das escolas cívico militares administradas pelo governo estadual em Mato Grosso do Sul. Além disso, o Governo do Estado também anunciou uniforme para os servidores administrativos da educação que devem receber a camiseta pela primeira vez.

Ainda não há um valor exato que será destinado para a compra dos uniformes, uma vez que, ainda está em processo de licitação, no entanto, a estimativa é que devem custar R$ 50 milhões.

Calendário escolar 2024

Em 2024, os estudantes da REE (Rede Estadual de Ensino) de Mato Grosso do Sul retornarão à escola em 21 de fevereiro. Nesta quarta-feira (6), a SED (Secretaria Estadual de Educação), divulgou o calendário escolar para o próximo ano em publicação no DOE (Diário Oficial do Estado).

A resolução estabelece o início do ano escolar em 1º de fevereiro de 2024, sendo os dias 1 e 2 destinados à apresentação e lotação dos professores efetivos. Ao todo serão 255 dias, que incluem a formação continuada dos professores, que inicia em 8 de fevereiro e se estende até o dia 20 do mesmo mês, marcando o início do ano letivo no dia 8.

O calendário estabelece um total de 200 dias letivos distribuídos em quatro bimestres, com férias para professores e alunos de 17 a 31 de julho de 2024. O período de exames finais está programado para 16 a 19 dezembro, encerrando o ano escolar em 20 de dezembro.

Os 200 dias letivos serão divididos em quatro bimestres conforme o seguinte cronograma:

  • 1º bimestre: de 8 de fevereiro a 30 de abril; 55 dias
  • 2º bimestre: de 2 de maio a 16 de julho; 52 dias
  • 3º bimestre: de 1º de agosto a 30 de setembro; 42 dias
  • 4º bimestre: de 1º de outubro a 13 de dezembro; 51 dias

Nas unidades escolares, o ano letivo terá a duração de 200 dias, dos quais 10,5% serão realizados por meio de APC (Atividade Pedagógica Complementar): 12 dias de Formação Continuada, distribuídas nos bimestres; 4 dias de Conselho de Classe distribuídos 1 por bimestre e cinco dias de emenda de feriado.