Você pode doar? Hemosul precisa de sangue O+ e O- para rede hospitalar de Mato Grosso do Sul

Com estoque em baixa, Hemosul Coordenador convoca doadores de Campo Grande e interior do Estado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Bruno Rezende

O Hemosul Coordenador recebe doações de sangue nesta sexta-feira (12) e sábado (13), para atender à demanda nos hospitais de Mato Grosso do Sul. A rede está com baixo estoque de sangue e em situação de emergência para os tipos “O” positivo e negativo.

Em Campo Grande, as doações podem ser feitas no Hemosul Coordenador, na Santa Casa e no Hospital regional. No interior do Estado, as unidades coletoras funcionam em Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba e Coxim.

No Hemosul Coordenador, as doações podem ser feitas de segunda a sexta, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h. Na Santa Casa e no Hospital Regional, o horário de funcionamento é das 7h às 12h, de segunda a sexta-feira.

Como doar

Para doar basta comparecer à unidade com documentos pessoais, estar bem alimentado e bem de saúde. Os doadores devem ter entre 16 e 69 anos, e pesar 51 kg ou mais. Além disso, é importante ficar atento ao intervalo das vacinas contra a Covid. Pessoas que se vacinaram com a Coronavac podem doar após 48h de aplicação da dose. Vacinados com Astrazeneca, Pfizer e Janssen, devem dar um intervalo de sete dias.

O Hemosul também reforça que doenças respiratórias deixam o doador inapto enquanto estiver doente. Homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano com intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três, com intervalo mínimo de três meses.

Conteúdos relacionados