A reitoria da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) recomendou aos docentes o adiamento de provas e avaliações marcadas para esta quinta-feira (20) em todos os campus. A recomendação se aplica em meio à onda de terror por supostos ataques a entidades de ensino.

O presidente do Conselho Universitário, reitor Marcelo Turine, assinou a Resolução número 255, que recomenda a medida para os cursos de graduação e de pós-graduação. “Se houver atividade avaliativa e o estudante não estiver presente, o professor deverá reaplicá-la em outra data para não prejudicar o rendimento acadêmico na disciplina. Todas as atividades acadêmicas e científicas na UFMS estão mantidas no dia 20, conforme calendário acadêmico”, pontua a universidade em nota.

A medida é aplicada sem orientação do Ministério da e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul para de atividades avaliativas em Mato Grosso do Sul, pois, a universidade descreve que prefere focar na “preservação da integridade física e mental e na segurança emocional dos estudantes para um bom desempenho acadêmico, científico, educacional e desenvolvimento pessoal e profissional”.

A resolução foi apresentada aos diretores de todas as unidades setoriais e campus em reunião virtual, na terça-feira (18), também repassada aos alunos pelo Diretório Central dos Estudantes e os centros acadêmicos. Mesmo dia em que foi realizada a roda de conversa Educação para a Paz, disponível no canal da TV UFMS, dentro da campanha Eu Respeito, do Programa Se Cuide, Te Amo.

Suposto ataque

Segundo a UFMS, desde o início da semana, equipes policiais a paisana realizam rondas e monitoramento das unidades. Viaturas estão monitorando as região, conforme a diretriz do Governo do Estado.

Nesta semana, um aluno de psicologia de uma universidade de MS foi escoltado por suspeita de envio de mensagem com conteúdo criminoso, que remetia a uma tentativa de ataque a unidade.

As mensagens foram rastreadas pelos policiais através do IP usado pelo acadêmico, que teria postado fotos de armas, máscaras e fomentado ataques aos colegas da universidade. Informações são de que quatro viaturas da polícia foram até a para levar o acadêmico.

Confira a resolução