O feriado prolongado reflete no funcionamento de serviços em . O Jornal Midiamax separou o expediente de principais órgãos que abrem ou fecham nesta sexta-feira (13).

Ônibus

Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) informou que a frota opera com itinerário especial.

Correios

Agência dos e Centros de Distribuições funcionam normalmente nesta sexta-feira.

Bancos

Segundo o calendário da Fenabran (Federação Brasileira dos Bancos) hoje é dia útil e as agências funcionam normalmente.

Comércio

O comércio de Campo Grande funcionará normalmente, conforme o acordo com o estabelecido na Convenção Coletiva de celebrada entre o Sindivarejo Campo Grande, filiado à Fecomércio-MS, e o Sindicato dos Empregados no Comércio, desde que observadas algumas regras.

Vale lembrar que a empresa que abrir e designar funcionários para o dia deverão compensar o trabalhador pelo dia trabalhado com um dia de descanso, que deve ser dado preferencialmente na semana seguinte e em um prazo máximo de 15 dias.

Delegacias

As delegacias funcionam normalmente. A 4ª Delegacia de Polícia, Depac Centro, Cepol e Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) atuam como plantonistas no fim de semana.

Casa da Saúde

Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), o ponto facultativo e feriado foram estabelecidos pelo Governo do Estado por meio de decreto. Portanto, a unidade retorna com o atendimento normal na próxima segunda-feira (16).

Mercados e supermercados

Segundo a Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), as unidades de Campo Grande funcionam normalmente durante o feriadão, conforme o horário de atendimento de cada estabelecimento. Nas demais cidades devem observar as especificações legais do município, ou região.

Shoppings

  • O Pátio Central funcionará das 9h às 16h nos feriados. Para movimentar, os dias serão marcados com atividades do projeto Pequenos Confeiteiros;
  • O Shopping Campo Grande funcionará normalmente das 10h às 22h durante os feriados;
  • O também mantém o funcionamento das 10h às 22h nos dias;
  • O horário do Norte Sul Plaza será normal, das 10h às 22h para todas as lojas, praça de alimentação e lazer.

Judiciário

Conforme o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), nas comarcas não terá expediente nesse período. Funcionará apenas o plantão do judiciário. No portal www.tjms.jus.br/plantao, no ícone ‘Plantão’, é possível encontrar os telefones de contato dos plantonistas.

Repartições públicas

Servidores públicos terão um extenso feriadão. O calendário da Prefeitura de Campo Grande e do Governo do Estado decreta ponto facultativo, com servidores atuando em escala de plantão, com normalidade no atendimento na segunda-feira (16). A medida não se aplica aos serviços essenciais, por exemplo, como o de saúde.