A Sanesul (Empresa de Saneamento de ) faz alerta sobre o uso consciente de água durante temporada de calor. De acordo com a concessionária, com mais uma previsão de ondas de calor com altas temperaturas, a orientação é para a população de Mato Grosso do Sul a intensificar o uso consciente de água durante o período.

Com o aumento significativo da temperatura, a população tende a aumentar o consumo de água nas residências, o que pode diminuir as pressões nas redes, gerando pontos de intermitências, principalmente, nas regiões mais elevadas da cidade.

Segundo a empresa, com essas ondas de calor é comum que as pessoas busquem melhorar a sensação térmica usando mangueiras para umidificar ambientes, molhando paredes, ruas e calçadas. Porém, essas atitudes não resolvem, são momentâneas e acabam gerando um grande desperdício de água tratada, podendo prejudicar o abastecimento ao longo do dia.

É muito importante o apoio da população neste momento.

Buscando assegurar o abastecimento para todos e manter o sistema na sua normalidade para não faltar, a Sanesul pede que a população de MS faça o uso consciente da água, evitando o desperdício, como:

  • Fechar a torneira ao escovar os dentes, fazer a barba e lavar louças e objetos. Uma torneira aberta pode gastar até 12 litros de água por minuto;
  • Utilizar baldes para realizar limpezas de garagens, automóveis e imóveis;
  • Utilizar água da máquina de lavar roupa para realizar limpezas em geral;
  • Utilizar a máquina de lavar roupa sempre cheia.
  • Evitar o uso de mangueira e adotar a utilização de vassouras para limpezas e de regadores para molhar plantas;
  • Reduzir o tempo no banho. Em apenas cinco minutos, se ensaboando com o chuveiro desligado, é possível ter uma higiene completa.

A Sanesul reforça a importância de ter uma caixa d’água no imóvel, ela garante o abastecimento contínuo em caso de interrupção temporária por razão de reparos emergenciais ou na rede de distribuição. É importante evitar o desperdício de água no dia a dia. Desde já, a Sanesul agradece a compreensão de todos. Caso tenha alguma dúvida, por favor, entre em contato com o nosso SAC – Serviço de Atendimento ao 24 horas, gratuitamente, pelo telefone: 0800 067 6010.

Saiba Mais