Com o feriado prologando e as altas temperaturas, as famílias aproveitam para fazer viagens curtas e programas de lazer. Mas é necessário sempre ter cuidado redobrado para evitar acidentes e até tragédias, principalmente quando envolve piscinas, rios e balneários.

Para que a viagem seja tranquila, confira as dicas do Corpo de Bombeiro Militar e previna-se. Em piscinas, rios e balneários importante sempre manter as sob a supervisão de um adulto. Respeite sempre às orientações e determinações dos guarda-vidas.

Outra dica importante é não fazer uso de bebidas alcoólicas antes ou durante a permanência na água, e evitar brincadeiras que coloquem a segurança em risco.

Afogamento

  • Se você for a vítima, mantenha a calma e não lute contra a força e correnteza da água. Guarde suas forças para flutuar e tente acenar por socorro. É menos desgastante e produz maior efeito;
  • Só grite se realmente alguém puder lhe ouvir, caso contrário, você estará se cansando e acelerando o afogamento;
  • Coloque os pés à frente, barriga para cima e direcione o braço para usá-lo como um leme, desta forma a própria correnteza o levará a margem;
  • Se você for socorrer alguém, analise os riscos e tome cuidado para não se tornar mais uma vítima;
  • Chame por ajuda e jogue qualquer material de flutuação ao afogado (garrafa vazia tampada, tampa de isopor, bola, etc.);
  • Deixe primeiro que a vítima se agarre ao objeto e fique segura. Só então tente puxá-la para a área seca, com ajuda de galhos, corda, ou outro material.

Em caso de afogamento, acione o Militar pelo número 193

Casos

Adolescente Matheus Eloim Torres, de 15 anos, desapareceu no dia 29 de setembro, no Rio Aquidauana, em um local conhecido como ‘prainha’, em , a 135 quilômetros de . Ele estava na companhia de amigos e tomava banho quando desapareceu. Informações seria de que ele tentou atravessar o rio a nado. 

Um menino de 5 anos morreu afogado no dia 4 de outubro, em , a 444 quilômetros de Campo Grande, quando tomava banho com o tio de 13 anos. A criança chegou a ser socorrida, mas não resistiu.

Saiba Mais