Saiba como evitar acidentes e afogamentos durante feriado prolongado

É necessário ter cuidado redobrado para evitar acidentes e até tragédias, principalmente quando envolve piscinas, rios e balneários

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com o feriado prologando e as altas temperaturas, as famílias aproveitam para fazer viagens curtas e programas de lazer. Mas é necessário sempre ter cuidado redobrado para evitar acidentes e até tragédias, principalmente quando envolve piscinas, rios e balneários.

Para que a viagem seja tranquila, confira as dicas do Corpo de Bombeiro Militar e previna-se. Em piscinas, rios e balneários importante sempre manter as crianças sob a supervisão de um adulto. Respeite sempre às orientações e determinações dos guarda-vidas.

Outra dica importante é não fazer uso de bebidas alcoólicas antes ou durante a permanência na água, e evitar brincadeiras que coloquem a segurança em risco.

Afogamento

  • Se você for a vítima, mantenha a calma e não lute contra a força e correnteza da água. Guarde suas forças para flutuar e tente acenar por socorro. É menos desgastante e produz maior efeito;
  • Só grite se realmente alguém puder lhe ouvir, caso contrário, você estará se cansando e acelerando o afogamento;
  • Coloque os pés à frente, barriga para cima e direcione o braço para usá-lo como um leme, desta forma a própria correnteza o levará a margem;
  • Se você for socorrer alguém, analise os riscos e tome cuidado para não se tornar mais uma vítima;
  • Chame por ajuda e jogue qualquer material de flutuação ao afogado (garrafa pet vazia tampada, tampa de isopor, bola, etc.);
  • Deixe primeiro que a vítima se agarre ao objeto e fique segura. Só então tente puxá-la para a área seca, com ajuda de galhos, corda, ou outro material.

Em caso de afogamento, acione o Corpo de Bombeiros Militar pelo número 193

Casos

Adolescente Matheus Eloim Torres, de 15 anos, desapareceu no dia 29 de setembro, no Rio Aquidauana, em um local conhecido como ‘prainha’, em Anastácio, a 135 quilômetros de Campo Grande. Ele estava na companhia de amigos e tomava banho quando desapareceu. Informações seria de que ele tentou atravessar o rio a nado. 

Um menino de 5 anos morreu afogado no dia 4 de outubro, em Corumbá, a 444 quilômetros de Campo Grande, quando tomava banho com o tio de 13 anos. A criança chegou a ser socorrida, mas não resistiu.

Conteúdos relacionados

cobra