Primeira Expogrande após pandemia deve movimentar R$ 150 milhões, diz presidente da Acrissul
Governador Eduardo Riedel participou do evento e exaltou feira como vitrine da agropecuária sul-mato-grossense
Gabriel Maymone, Gabriel Neves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A 83ª Expogrande abriu oficialmente seus portões às 18h30 desta quinta-feira (13) e segue com apresentações até o próximo dia 23 deste mês. A cerimônia de abertura conta com a presença de autoridades do Estado, produtores rurais, ruralistas e lideranças sindicais.
Na inauguração, não é cobrado ingresso para a Expogrande. Entretanto, o show de abertura, da dupla Cesar Menotti e Fabiano, será cobrado à parte. Neste ano, a Acrissul, organizadora do evento, estabeleceu uma portaria para a feira e outra para os shows.
Antes da abertura oficial, o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Guilherme Bumlai, destacou o potencial econômico do evento. “Esperamos movimentar mais de 150 milhões de reais, com leilão, cursos, palestras e terminar a noite com os shows”.
E complementou: “Nós estamos esperando algumas delegações de países vizinhos, sendo uma oportunidade para os criadores realizarem networking e acreditamos que bons negócios serão fechados ao longo desses 11 dias”.
Presente no evento de abertura, o governador Eduardo Riedel (PSDB) ressaltou a importância do retorno da maior feira agropecuária do Estado. “Hoje é um dia especial porque o momento de retomada de algo que a gente estava sentido falta. A atividade acontecendo, os produtores retomando um sentimento de que podemos mais e é nesse ambiente que fazemos isso”.
Recém-chegado da Argentina, onde participou de evento sobre a Rota Bioceânica, Riedel comentou sobre a projeção internacional que a Expogrande proporciona para Campo Grande e Mato Grosso do Sul. “O evento vai ajudar o Estado internacionalmente. Hoje na Argentina muitos comentaram sobre a Expogrande, algumas delegações não vieram por conta do mal tempo, mas tenho certeza que visitarão o evento ao longo da semana”, pontuou.
Por fim, demonstrou o contentamento do agronegócio com a volta do evento. “Expogrande é a grande vitrine da nossa atividade agropecuária, mostra o dinamismo da atividade, a força”.
Do mesmo modo, a senadora Tereza Cristina (PP) exaltou o clima de retomada do agro: “Depois de uma pandemia, de tempos difíceis que vivemos, voltar para essa, que é mais tradicional das nossas feiras e nossas exposições”.
Programação de shows
Neste ano, a Expogrande contará com onze apresentações musicais de diversos artistas, divididos em seis dias de evento. Os shows ocorrem de quinta a sábado, em duas semanas.
A dupla Cesar Menotti e Fabiano é responsável pela abertura nesta quinta. Na sexta-feira (14), o palco será da cantora Ana Castela e da dupla Maiara e Maraisa. Fechando a semana, se apresentam a dupla Diego e Victor Hugo e o Dj Alok no sábado (15).
Na segunda semana, a abertura de shows ocorre com as duplas Matheus e Kauan e também George Henrique e Rodrigo. Na sexta-feira (21), cantam Gusttavo Lima e Pedro Sampaio. O evento se encerra com apresentações de Luan Santana e Gustavo Mioto no sábado (22).
Leilão com mais de 180 animais
A feira terá atrações à parte neste ano, com julgamentos das raças de bovinos gir leiteiro e girolando na pista central de julgamentos. Na pista de equinos haverá provas técnicas e avaliação das raças cavalo pantaneiro e crioulo.
As provas e julgamentos dos animais da raça gir leiteiro e girolando é uma delas, mais de 180 animais estarão em exposição e 60 serão leiloados. A expectativa é que os leilões movimentem R$ 150 milhões.
A raça gir é atualmente a principal raça zebuína leiteira criada no Brasil e o girolando é o cruzamento mais utilizado no país para produção de leite, resultado do acasalamento entre as raças gir e holandesa, com seus diversos graus de sangue.
A raça girolando chegou ao Parque de Exposições Laucídio Coelho nesta quarta e quinta-feira, o julgamento e exposição ranqueada da raça vão acontecer nos dia 16 e 17, a saída do gado deve acontecer no dia 20 de abril.
No dia 18, vai acontecer a sexta exposição estadual da raça gir leiteiro, trazendo novamente para a agenda da Expogrande o julgamento da raça, que há muito tempo não acontecia. Além das provas, o shopping e a comercialização dos animais estará à disposição do público.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.