A Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande deve abrir 5 mil vagas em Emeis  (Escolas Municipais de Educação Infantil) para o ano letivo de 2024. Esse número deve atender pessoas que estão na lista de espera e aguardam uma vaga para o filho. 

A novidade foi anunciada no lançamento das matrículas, em evento nesta terça-feira (14), na Cefor (Centro de Formação Lúdio Martins Coelho), na Vila Margarida. 

A Reme tem atualmente 111 mil alunos matriculados em 205 unidades escolares, do primeiro até o nono ano do ensino fundamental.

A Prefeita Adriane Lopes (PP) anunciou também um novo mobiliário em todas as unidades escolares do município, totalizando 35 mil peças. 

A titular do poder executivo municipal contou que os móveis são uma prioridade nas visitas às escolas, pois quando era criança sofreu um acidente sério com um carteira escolar em que um dos ferros se soltou e a acertou no queixo. “Quase morri na época, foi sério”, recordou.

Como será a matrícula nas Emeis?

Matrícula pode ser feita pela internet. (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

A primeira listagem para as vagas nas Emeis deve ser publicada em 1º de dezembro no site da Semed (Secretaria Municipal de Educação). A efetivação da vaga poderá ser feita até 16 de janeiro de 2024. 

Já a segunda listagem terá um período de matrícula menor. Os nomes devem ser publicados em 11 de janeiro e a efetivação poderá ser concluída até 17 de janeiro de 2024. 

As vagas do ensino fundamental ou EJA (Educação de Jovens e Adultos) podem ser efetivadas em até dois dias úteis a contar a partir da designação do aluno para uma unidade escolar.

Rematrícula

Para quem já é estudante da Reme, a rematrícula começa em 16 de novembro e segue até 18 de dezembro. Os interessados em continuar na rede pública devem confirmar o interesse na própria unidade escolar. 

As listagens com a designação dos alunos para as unidades escolares será publicada no site matricula.campogrande.ms.gov.br

A Semed também disponibiliza um telefone, que aceita ligações feitas por celular: 0800 615 1515.

Investimentos

A Prefeita Adriane Lopes mencionou também a renovação da frota de veículos da Reme, que não era trocada desde 2007. Adriane frisou que quer deixar como marca da gestão o investimento na educação com recursos da pasta. 

Titular da Semed, Lucas Henrique, e prefeita Adriane Lopes. (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

“Hoje é o dia mais importante do ano em que a Reme lança as matrículas 2024. Estamos em um momento de construção positiva e a educação é prioridade. Sem ela não tem como falar da Capital das oportunidades. Estamos acelerando o processo para fazer da nossa rede uma referência no Brasil”, ela afirmou.

O evento também contou com uma representante da Defensoria Pública, que relatou uma redução de judicialização de vagas na Reme de pais que não conseguem vagas perto de casa ou têm filhos estudantes em escolas diferentes. A maioria dos casos têm sido resolvidos diretamente com a Semed.