já está sentindo os efeitos da no período pós-festas de final de ano. A procura por testes aumentou e os Postos de Saúde que oferecem a testagem contra a doença estão ultrapassando o limite diário de diagnóstico para atender à demanda.

Na UBS (Unidade Básica de Saúde) 26 de Agosto, conforme apurado pelo Jornal Midiamax, são feitos 20 testes na parte da manhã e 20 no período seguinte. Entretanto, na tarde desta terça-feira (3), foram feitos 22 testes.

Inclusive, os testes acabaram antes mesmo do horário final para realizar os exames, que é às 16h30. A orientação dada para quem procura por testagem é procurar outra unidade de saúde.

“A procura aumentou muito, mas os sintomas têm sido leves. Por conta da vacinação, acredito que não voltaremos a patamares de antes”, disse uma fonte na unidade do Jockey Club, que é a mais procurada, pois atende até às 17h30, mais tarde que outros postos.

Como, por exemplo, a da Vila Carvalho, que vai até às 15h30. Inclusive, esta diferenciação de horários é alvo de dos usuários do SUS que procuram por testagem, pois precisam ‘rodar' até encontrar um local para testar.

Cenário esperado

A (Secretaria Municipal de Saúde) informa que está levando em consideração os dados de Covid-19 apresentados nos últimos meses e, por isso, já espera um aumento.

“[…] é possível perceber que o cenário apresentado no ano passado, em que, após as festividades de final de ano, há um aumento na procura e positividade, se repete, o que comprova a sazonalidade do vírus”, diz a pasta em nota enviada ao Jornal Midiamax.

Por conta disso, a Prefeitura tem se preparado para evitar a falta de testes e solicitou um quantitativo de material maior que o rotineiro ao Governo do Estado.

covid-19
Testes de Covid-19 (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Testes estão disponíveis nas 74 unidades de saúde

Testes para identificar o vírus da covid-19 estão disponíveis gratuitamente em 74 unidades básicas de saúde de Campo Grande. De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), os exames de Covid-19 são disponibilizados por demanda espontânea e não é preciso agendamento. 

O teste é recomendado para pessoas com sintomas respiratórios, tosse, coriza, febre e dor de cabeça, e o resultado fica pronto em 20 minutos. Nas unidades de saúde, pacientes com caso confirmado recebem orientação e encaminhamento adequado. 

Para pacientes com sintomas da Covid-19, a Prefeitura disponibiliza o serviço de Teleantedimento pelo número 2020-2170. O serviço funciona diariamente, das 7h às 19h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Aos sábados e feriados, os testes ficam disponíveis somente nas unidades de plantão referenciadas pela Sesau.