A partir de segunda-feira (7) uma ação alusiva ao Novembro Azul, mês de prevenção do câncer de próstata, vai realizar exames PSA (sangue) em homens de 45 a 75 anos, gratuitamente. Serão distribuídas 100 senhas por dia para atendimento no Hospital de Câncer de Alfredo Abrão.

A ação ocorre em parceria com a Prefeitura de Campo Grande e devido a isso o resultado dos exames será entregue nas unidades básicas de saúde, após sete dias da coleta. O exame será analisado por um profissional da saúde que encaminhará os casos suspeitos para serem investigados, e, se detectados, serão encaminhados para tratamento no HCAA através do Sistema de Regulação (SISREG) da SESAU.

Para realização do exame de sangue PSA o homem precisa estar em jejum de 4 horas, sem relação sexual por 72h (3 dias) e sem atividade de montaria (andar de bicicleta, moto, cavalo, etc.). O está localizado na Rua Marechal Rondon, 1053.

Mais de 1 mil novos casos por ano em Mato Grosso do Sul

De acordo com a estimativa 2023-2025 do Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o mais incidente nos homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). A previsão é de 71.730 novos casos desse tipo no País, e em estão previstos 1.230 casos novos por ano desta neoplasia.

Quando diagnosticado e tratado no início, a chance de cura é de 90%. São considerados grupos de risco os homens com histórico familiar de câncer de próstata. Estudos apontam que homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer. São fatores de risco a e a exposição a aminas aromáticas, arsênio, produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas, substâncias associadas ao câncer de próstata.