Centro Obstétrico da Santa Casa volta a estabilidade e sem pacientes em espera
Unidade estava superlotada nos últimos dias, com recém-nascidos precisando de leitos de terapia intensiva neonatal e cuidados intermediários
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Centro Obstétrico da Santa Casa de Campo Grande voltou a ter estabilidade nesta quinta-feira (18), sem superlotação, após dias em alerta de leitos ocupados e pacientes à espera de internação, como recém-nascidos precisando de leitos de terapia intensiva neonatal e cuidados intermediários.
Nesta manhã, há apenas um recém-nascido atendido na UCINCo (Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais) e duas cesárias encaminhadas. Quatro pacientes estão em observação, conforme o hospital.
A última atualização, na terça-feira (16), indicava ocupação nos 33 leitos de internação SUS da maternidade, com cinco bebês aguardando vaga. Também encontrava-se uma mãe em trabalho de parto e um binômio mãe-bebe (necessidade de estar juntos). Por isso, o hospital havia bloqueado as salas de parto para acomodação dos recém-nascidos.
Superlotação em maternidades
A Santa Casa é referência em atendimento de alta complexidade obstétrica e atende não só à demanda de Campo Grande, mas de todo o Estado. O problema é que a lotação de leitos não é realidade só da Santa Casa, as outras opções para gestantes também compartilham da mesma situação.
A maternidade Cândido Mariano convive com lotação de leitos de enfermaria para gestante em torno de 90%, assim como as vagas em UTI neonatal. A unidade é referência para casos de médio e baixo risco e atualmente todos os leitos de UTI neonatal e da unidade intermediária neonatal estão lotados.
Além da Santa Casa e da Cândido Mariano, atendem obstetrícia via SUS o Hospital Universitário e o Hospital Regional. Porém, só a população de Campo Grande, viabilizaria pelo menos dois centros de parto.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.