Um grupo de periquitos caturrita, também conhecidos como periquito-monge, construíram um condomínio em um moinho no de . Vídeo da construção foi publicado no e rendeu comentários de internautas maravilhados.

“A natureza é perfeita. Da espécie Caturrita (Myiopsitta monachus), esses periquitos constroem esse ‘condomínio’ e moram todos juntos. Registro feito em uma fazenda situada no Pantanal de Porto Murtinho – Mato Grosso do Sul”, escreveu Edilson Figueiredo no post das redes sociais.

Confira o vídeo:

Conforme especialistas, as caturritas são exímias construtoras e conhecidas também por fazer ninhos gigantes. Inclusive, complexos como o do vídeo para alojar várias famílias.

“A ave constrói seu ninho tanto para reprodução, como para moradia”, explica a bióloga Soraya Ribeiro, acrescentando que a espécie demonstra preferência para construção de ninhos em árvores altas e antenas de telefonia.

A caturrita adulta mede entre 28 e 33 cm e barriga, peito, garganta e testa com penas acinzentadas. O bico é pequeno e alaranjado. A alimentação é composta por frutos, verduras, legumes, sementes de arbustos e capins, flores e brotos.