Meu ninho, minha vida: Periquitos constroem ‘condomínio’ para viverem juntos em Porto Murtinho

Essa espécie de periquito é conhecida por construir grandes ninhos em locais altos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
periquitos
Pássaros construíram ninho em um moinho (Reprodução, Edilson Figueiredo)

Um grupo de periquitos caturrita, também conhecidos como periquito-monge, construíram um condomínio em um moinho no Pantanal de Porto Murtinho. Vídeo da construção foi publicado no Instagram e rendeu comentários de internautas maravilhados.

“A natureza é perfeita. Da espécie Caturrita (Myiopsitta monachus), esses periquitos constroem esse ‘condomínio’ e moram todos juntos. Registro feito em uma fazenda situada no Pantanal de Porto Murtinho – Mato Grosso do Sul”, escreveu Edilson Figueiredo no post das redes sociais.

Confira o vídeo:

Conforme especialistas, as caturritas são exímias construtoras e conhecidas também por fazer ninhos gigantes. Inclusive, complexos como o do vídeo para alojar várias famílias.

“A ave constrói seu ninho tanto para reprodução, como para moradia”, explica a bióloga Soraya Ribeiro, acrescentando que a espécie demonstra preferência para construção de ninhos em árvores altas e antenas de telefonia.

A caturrita adulta mede entre 28 e 33 cm e barriga, peito, garganta e testa com penas acinzentadas. O bico é pequeno e alaranjado. A alimentação é composta por frutos, verduras, legumes, sementes de arbustos e capins, flores e brotos.

Conteúdos relacionados