Mesmo com a população de Zigurats, Corguinho perdeu habitantes nos últimos 12 anos
Corguinho ganhou as páginas quando a internet ainda não era tão popular por conta da ‘aparição’ do ET Bilu
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Tendo como seu morador mais ilustre o ET Bilu, nem a população da cidade de Zigurats ajudou Corguinho, que perdeu habitantes, segundo o último Censo Demográfico de 2022, divulgado na semana passada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Caso Bilu ainda viva entre os terrestreS, ele deve integrar o grupo de 4.783 habitantes recenseados, no ano passado. Esse dado é 1,62% menor que a população do Censo de 2010. Naquele ano, a cidade era constituída de 4.862 moradores, reduzindo em 79 pessoas em 12 anos.
A densidade demográfica do município ficou em 1,81 hab/km², distribuídos em 2.640,814 km² de extensão. Corguinho também administra os distritos de Taboco, Fala Verdade, Baianópolis e Furnas da Boa Sorte, além de abrigar a Cidade Zigurats – famosa pela arquitetura diferenciada.
Nos dados do Censo Demográfico 2022, divulgados na última quarta-feira (28), Corguinho aparece como a 6ª menos populosa do Estado, perdendo apenas para Novo Horizonte do Sul (4,721), Alcinópolis (4,537), Taquarussu (3,625), Jateí (3,586) e Figueirão (3,539).
Município de garimpeiros
O povoamento teve início em 1931, quando uma leva de garimpeiros nortistas e nordestinos tomaram conhecimento de garimpos nos córregos Carrapato e Formiga. O nome ‘Corguinho’ se originou do córrego do mesmo nome que banha a cidade.
Conforme a prefeitura, os garimpeiros insatisfeitos com o resultado da exploração, levantaram acampamento e desceram o rio Aquidauana, até a foz do ribeirão Corguinho, onde encontraram novas jazidas de aluvião e os resultados da exploração foram promissores, atraindo novos garimpeiros, consolidando a formação do povoado.
Os garimpeiros ficaram espalhados pelas margens do rio Aquidauana, até sua cabeceira, onde era conhecido como Fala Verdade, sendo, porém, na foz do Ribeirão Corguinho, estabelecido o maior número de famílias, originando assim a atual sede do município.
Em março de 1934, o povoado de Corguinho foi elevado a distrito de Aquidauana, sendo que após o desmembramento do município de Rochedo, em novembro de 1948, o povoado de Corguinho, passou a pertencer ao mesmo, juntamente com o atual município de Rio Negro.
Em dezembro de 1953, o povoado foi elevado à condição de município. É nessa data que o município comemora a sua emancipação política.
De Corguinho para o mundo
“Apenas que… busquem conhecimento”: a frase simples e direta dita em rede nacional em 2010 pelo personagem ET Bilu reverbera até os dias de hoje e tornou Corguinho o lar de uma das mais famosas histórias de extraterrestre do Brasil.
Além disso, o povoado de Zigurats fica na área rural do município. O local é uma cidade onde o povoado mora em casas de telhados arredondados, abobadados em forma de arco, domo, quadriculado e piramidal, seguindo fórmulas para dificultar o destelhamento, caso ocorram acidentes climáticos na região.
Por conta dessa estrutura, Zigurats é conhecida como a cidade preparada para o ‘dia do apocalipse’ (ou fim dos tempos). Como um grande centro de pesquisa de ufologia e civilizações antigas, o local também abriga um CICTEC (Centro de Inovação Científica e Tecnológica), que tem o primeiro observatório astronômico de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Vereador que não conseguiu reeleição morre três dias após eleições em MS
- Casal é feito refém por mais de 8 horas e amarrado durante roubo em sítio de MS
- ‘Me desafiou’: Mãe que matou adolescente esfaqueado tem audiência marcada em Campo Grande
- Adolescente tinha salário roubado pela mãe e diz ter usado cocaína pela 1ª vez para cometer o crime
Últimas Notícias
Preso com mais de cinco quilos de skunk, traficante tem preventiva decretada em Campo Grande
Criminoso passou por audiência de custódia na manhã desta quarta-feira
Chuva chega e temperatura cai até 13°C em cidades de Mato Grosso do Sul
Previsão indica volume considerável de chuva em grandes partes do Estado
Vereador que não conseguiu reeleição morre três dias após eleições em MS
Parlamentar estava em seu segundo mandato e não havia conseguido a reeleição no último domingo (6)
Presidente do PL em MS, Portela exibe medalha ‘3 is’ que ganhou de Bolsonaro
Objeto leva título ‘Clube Bolsonaro’ seguido pelas palavras “imorrível”, “imbrochável” e “incomível”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.