Neste sábado (13), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realiza o Dia “D” de mobilização do Maio Amarelo, em Campo Grande. A ação, que ocorre no centro da cidade e no Shopping Bosque dos Ipês, visa ensinar de forma lúdica a importância de manter a segurança no .

De acordo com a diretora de educação de Detran, Andrea Moringo, a pandemia impossibilitou a realização de ações nas ruas, e somente agora voltaram a ser desenvolvidas. “Escolhemos a 14 de Julho, por ser uma data comemorativa, em relação ao dia das mães, e nós temos muitas pessoas circulando. Sensibilizamos também o comércio local”, explica.

O Movimento Maio Amarelo comemora 10 anos, e o tema da ação deste ano é “No trânsito escolha a vida”, para incentivar os motoristas a fazerem boas escolhas no trânsito. Estão envolvidos no evento o Detran, a PRF (Polícia Rodoviária Federal), Sest-Senat, Batalhão de de Trânsito (BPMTran), Corpo de Bombeiros e Agetran (Agência Municipal de Transporte e trânsito).

Quem passa pelo local pode participar de atividades que simulam a embriaguez no trânsito, com o uso de um óculos especial. Além das dinâmicas, é possível assistir a um cinema na van, com vídeos educativos. Os participantes podem, ainda, responder a um quiz e testar os conhecimentos sobre o assunto.

A pedagoga, Lady Bruna Mohamub Roa, participou da dinâmica com o óculos que simula a embriaguez, e afirma que é muito importante a proposta, para as pessoas se conscientizarem do perigo do trânsito. “Com essa mínima noção que a gente tem aqui, a gente sai esbarrando em todas as barreiras e confundindo tudo, imagina de verdade”, comenta.

Foto: Nathalia Alcântara

A coordenadora de desenvolvimento profissional, Ronilda Rezende, afirma que a proposta das dinâmicas é fortalecer a educação no trânsito. “A gente fala sobre isso todos os dias, mas o mês de maio é mundialmente trabalhado nesse sentido”, explica.

As atividades ocorrem em vários pontos da 14 de Julho. Passará pelo local uma companhia de teatro itinerante, para divertir e educar e adultos. No centro da cidade, a ação é realizada das 8h às 17h.