Loja abandonada vira ‘lixão’ em plena Afonso Pena e afasta clientes de comércio no Centro
Abandonado desde 2021, imóvel chama atenção no principal cruzamento de Campo Grande
Lethycia Anjos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Tomado por lixo, vidros estilhaçados, restos de comida e até fezes, imóvel abandonado na esquina da rua 14 de Julho, que abrigava unidade da rede de farmácias São Bento, hoje, se tornou morada de pessoas em situação de rua e abrigo para usuários de drogas. Comerciantes da região relatam conviver com a insegurança constante e com o desamparo do poder público.
O local, situado em frente ao tradicional relógio da 14 de Julho, em pleno centro de Campo Grande, afasta consumidores e turistas e gera prejuízos aos lojistas. Um comerciante, que preferiu não se identificar, relata que viu o movimento de seu comércio cair drasticamente desde que o prédio foi tomado pela insalubridade.
“Esse prédio está abandonado desde o fechamento da farmácia São Bento há cerca de dois anos, mas desde janeiro deste ano a situação se agravou, o prédio foi depenado, quebraram os vidros, tiraram tapumes, portas e ficou totalmente aberto, aí foi invadido”, explicou o comerciante.
Devido à insegurança e por se tratar de um problema de saúde pública, em 9 março, o lojista decidiu acionar a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), contudo no dia 30 do mesmo mês foi informado que o local havia passado por vistoria, se encontrava limpo e em processo de reforma.
“É óbvio que este lixo todo acumulado não é fruto de um dia. Desde o início deste ano, o imóvel perdeu suas grades, vidros de proteção que impediam a entrada ao seu interior. É inadmissível que um fiscal da prefeitura vá até o local, encontre o imóvel nesta situação e diga que o imóvel está em reforma”, disse indignado.
Comerciantes tentam de tudo
Com receio de possíveis focos de dengue no local, o comerciante também entrou em contato com a CECV (Coordenadoria Estadual de Vetores e Endemias), foi transferido ao “Disk Dengue”, mas não obteve resposta.
Dois meses após a primeira reclamação, o comerciante registrou uma nova denúncia junto à Secretaria de Saúde na esperança de que o problema seja resolvido e, agora, aguarda os próximos passos do processo.
A reportagem entrou em contato com a Sesau para esclarecer se foi realizada vistoria no local, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para manifestação.
Fechamento da Rede São Bento
Em janeiro de 2015, a Rede São Bento entrou com pedido de recuperação judicial por conta de uma dívida de R$ 73 milhões. Na época, a rede tinha 1,2 mil funcionários.
A recuperação judicial é uma medida para evitar a falência quando a empresa perde a capacidade de pagar suas dívidas e é usada para reorganizar novas formas de pagamento.
Em 2022, a rede que tinha mais de 74 anos de tradição fechou as portas permanentemente. A São Bento chegou a ter 80 lojas em 23 cidades.
Confira a situação da loja abandonada
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.