O envio das 6,5 mil doses de Coronavac para crianças para os municípios de começou na manhã desta quarta-feira (18), em . O lote recebido pelo Estado na segunda (16) começou a ser retirado pelas secretarias municipais de saúde por volta das 08h, na sede da CeVe (Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica).

Seguindo solicitação dos municípios, a SES (Secretaria Municipal de Saúde) também enviou doses das vacinas AstraZeneca e Adulto para dar continuidade às campanhas de imunização.

As doses de Coronavac enviadas pelo serão utilizadas em crianças de 3 a 11 anos de idade para início ou continuação do esquema vacinal. Segundo a SES, o novo lote reforça a demanda de imunização nesta época em que os pais procuram atualizar a caderneta de vacinação devido à matrícula escolar. 

“Sabemos que vários municípios estabelecem como critério a apresentação da carteira vacinal da criança no ato da matrícula. Com isso, os pais acabam verificando se falta algum esquema vacinal e procuram as unidades de saúde. Nós observamos que houve uma busca pela vacina neste momento, uma estratégia que tem potencializado a vacinação em todos os municípios de Mato Grosso do Sul”, ressalta o gerente de Imunização da SES, Frederico Jorge Pontes de Moraes.

No período matutino 21 cidades fizeram a retirada das doses, que segue até o fim dia todo: Camapuã, Porto Murtinho, Corumbá, Maracaju, Caracol, Vicentina, Inocência, Guia Lopes da Laguna, São Gabriel do Oeste, Nova Alvorada do Sul, Jaraguari, Ivinhema, Deodápolis, Batayporã, Água Clara, Aquidauana, Jardim, Naviraí, Santa Rita do Pardo, e Rio Brilhante.