Câmara Municipal e prefeitura de Dourados concluem expediente nesta terça-feira (10) e só reabrem para atendimento ao público na próxima segunda-feira (16). O mesmo acontece com os órgãos estaduais e federais que estarão de portas fechadas.

O feriadão prolongado começa quarta (11), quando é comemorada a Criação do Estado de Mato Grosso do Sul e segue na quinta-feira (12), com a celebração do Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. 

Confira o funcionamento dos demais setores:

Terminal rodoviário

Segue aberto 24 horas com previsão de movimentação intensa a partir desta terça-feira (10), véspera do 1º dia do feriadão. No último fim de semana, passageiros reclamaram de atraso e descaso de uma das empresas que opera no local.

Comércio

Segundo informações do Sindicom (Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados), na quarta-feira (11), o funcionamento do comércio será facultativo, enquanto no dia 12, as lojas deverão estar fechadas, com reabertura na sexta-feira (13).

Supermercados

Supermercados e redes de atacadistas funcionam normalmente durante todo o período do feriadão em Dourados.

Saúde

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) fecham no feriado. Os atendimentos de urgência e emergência acontecem na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que funciona sem interrupção. O mesmo acontece com o Hospital da Vida.

Até o momento, a prefeitura não divulgou se o PAM (Pronto Atendimento Médico) funcionará em regime de plantão. 

Unidades de ensino

As escolas municipais, estaduais e particulares, irão funcionar conforme o calendário estabelecido e já repassados aos pais e responsáveis. Algumas adotaram programação de ‘saco cheio’ e fecharam durante toda a semana.

Detran

Nesta semana, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) não terá expediente nos dias 11, 12 e 13, retomando na segunda-feira.

Segundo o órgão, o usuário pode utilizar o atendimento digital, uma vez que 95% dos serviços estão disponíveis na plataforma Meu Detran e no aplicativo Detran MS, disponível para Android e iOS.

Serviços bancários

De acordo com informações do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, as agências para atendimento presencial estarão fechadas nos dias 11 e 12, mas voltam a funcionar na sexta-feira (13). Os caixas eletrônicos estão disponíveis para atendimento. 

Coleta de lixo

Os serviços de coleta de lixo não funcionam somente na próxima quarta-feira (11). Nos demais dias não há nenhuma alteração.

Entretanto, ecopontos da cidade estarão com o funcionamento suspenso nos dois dias de feriado e reabrem na sexta-feira (13).