A última etapa da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) reuniu mais de 18 milhões, onde 44 são estudantes do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) que se destacaram na prova.

De acordo com o instituto, foram duas medalhas de ouro, uma de prata, uma de bronze e 40 menções honrosas. Os alunos que conquistaram a medalha de ouro foram Bruno Vieira Alexandre, do Campus Campo Grande, e Paulo Vitor Correia de Oliveira, de Aquidauana.

Alcançaram a medalha da prata e bronze os estudantes Bruno Pereira de Paula (Campo Grande) e Gabriela de Sá dos Santos (Aquidauana), respectivamente.

“Última tentativa”

Para Bruno Alexandre, a conquista do ouro foi muito almejada, pois já havia ganhado duas pratas e um bronze em anos anteriores.

“Sempre gostei das disciplinas da área de exatas, participo da OBMEP desde o ensino fundamental e esta era minha última tentativa de conseguir o ouro, ficando entre os 100 melhores colocados de todo o país”, afirmou o estudante, que tem por objetivo prestar o vestibular do ITA (Instituto de Tecnologia Aeronáutica), considerado o mais difícil do país na área de exatas.

Provas

A primeira fase da OBMEP foi aplicada no dia 7 de junho, composta por vinte questões objetivas.

Já a segunda fase ocorreu em 8 de outubro, formada por seis questões abertas, onde os estudantes deveriam desenvolver toda a linha de raciocínio matemático para demonstrar sua resposta.

O resultado foi publicado no site da instituição. Os medalhistas de prata e bronze serão premiados em seus próprios estados. Os medalhistas de ouro participarão de cerimônia nacional a ser organizada neste ano pela Coordenação Geral da OBMEP.