Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em semana crítica de calor, consumo de energia elétrica bate recorde em Mato Grosso do Sul

Energisa atribui à energia solar a migração do horário de maior consumo de energia que antes era a tarde e atualmente é a noite
Priscilla Peres -
energia-solar
(Foto: Arquivo Midiamax)

Às 21h45 de quinta-feira (21), o consumo de energia elétrica em alcançou 1.248 MW, um recorde histórico. De acordo com a concessionária de energia, a , o último pico de consumo havia sido registrado em 29 de março deste ano, quando o uso foi de 1.214 MW.

Conforme a Energisa, a diferença no aumento de consumo de março para setembro é o suficiente para abastecer a quarta maior cidade de Mato Grosso do Sul, . Além disso, atribui à a migração do horário de pico, que antes era a tarde e atualmente é a noite.

Historicamente nos meses de agosto a novembro o consumo de energia em Mato Grosso do Sul cresce 41%, em relação ao restante do ano. “No passado, os maiores consumos registrados ocorriam no período da tarde; já nos últimos dois anos, além da geração distribuída, o comportamento do cliente mudou e o aumento de consumo identificado pela classe residencial ocorre no período da noite, devido à grande utilização de condicionadores de ar”, explica o coordenador comercial da distribuidora, Jonas Ortiz.

A concessionária ressalta que a onda de calor contribui para o aumento no consumo de energia, principalmente devido ao uso de ar condicionado e geladeiras, que ficam um maior tempo em operação para manter a temperatura programada.

“Ainda que o hábito da família não mude, é possível que haja um aumento de consumo, exclusivamente por conta das altas temperaturas. Adotar atitudes que evitem o desperdício de energia podem fazer toda a diferença no orçamento familiar, especialmente na hora que a conta de luz chegar”, alerta o coordenador comercial.

Onda de calor extremo em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul está no epicentro de uma onda de calor que atinge o Brasil e tem registrado recordes diários de calor, aliado a baixa umidade do ar. As altas temperaturas são causadas por um bloqueio atmosférico aliado ao fenômeno El Niño.

Na quinta-feira (21), Água Clara despontou como a 2º entre as cidades que marcaram altas temperaturas, com 40,7°C. aparece em 6º lugar, com 40,3°C. Uma das estações de Paranaíba pontuou 40,1, na 10ª posição do ranking nacional. Três Lagoas fecha a lista em 20º lugar, com 39,6°C.

Nesta sexta-feira (22), as temperaturas estão ainda maiores e Campo Grande já ultrapassou o recorde do ano de calor, com máxima acima dos 36°C. A previsão aponta que o calor deve atingir pico no fim de semana.

Economizar energia elétrica é importante. Confira algumas dicas:

  • Ar-condicionado: os filtros devem ser lavados no mínimo uma vez por semana; Portas e janelas devem estar sempre fechadas quando o ar estiver ligado para evitar que o ar frio saia do ambiente e provoque um tempo maior de funcionamento do aparelho; Se possível, priorize a posição de 23ºC. Importante considerar também que a potência do equipamento seja bem dimensionada para o ambiente que está instalado, evitando que o equipamento tenha potência inferior ao necessário para não exigir maior esforço, nem perda em eficiência de consumo que o equipamento tem
  • Ventiladores: ideal que permaneçam ligados apenas quando alguém estiver usando. Deixar o ventilador ligado com antecedência para tentar refrescar um ambiente, não funciona, só serve para desperdiçar energia.   
  • Geladeiras e freezers: manter, preferencialmente, o mais longe possível do fogão, fornos e outras fontes de calor. A borracha de vedação da porta precisa estar em boas condições para o ar frio não escapar. As prateleiras devem ficar sem forros e é necessário evitar o abre e fecha. Avalie se o uso do freezer é realmente necessário neste período.    
  • Iluminação: quanto mais luz natural, melhor. Lâmpadas fluorescentes ou LED são as mais econômicas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Designers e antropóloga criam coleção inspirada no Banho de São João de Corumbá

Espérance vence o Los Angeles FC, e Flamengo avança às oitavas como líder do Grupo D

VÍDEO: luzes no céu intrigam moradores de Campo Grande

‘Careca do INSS’ pede anulação de relatórios financeiros que embasaram inquéritos sobre fraudes

Notícias mais lidas agora

Secretários chegam em Campo Grande uma semana após escalada de confronto em Israel

Juiz dá ‘puxão de orelha’ e manda MPMS apresentar provas da corrupção em Água Clara em dez dias

VÍDEO: luzes no céu intrigam moradores de Campo Grande

Carreta fica destruída por incêndio com explosões na BR-158

Últimas Notícias

Brasil

Inscrições para Encceja Exterior 2025 vão até dia 27

As inscrições devem ser feitas exclusivamente no Sistema do Encceja Exterior

Polícia

Acusado por emboscada com ônibus incendiado e morte de torcedor do Cruzeiro é preso em MS

Morte de um torcedor do Cruzeiro no dia 27 de outubro do ano passado

Mundo

Embaixada começa a identificar brasileiros que querem deixar Israel

Em razão do recente conflito com o Irã, iniciado dia 13 de junho

Esportes

Sem pódio por equipes, Brasil acaba Mundial de Judô com duas medalhas

A última possibilidade de medalha era a competição por equipes