Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e atualizar a carteira de vacinação, principalmente das crianças e idosos, acontece neste sábado (16) o Dia D de Vacinação. Na , no Centro de , moradores formaram fila para garantir dose.

Logo no início da movimentação, uma fila se formou com pessoas para tomarem as vacinas. Viviane Grise levou os dois filhos até à Praça Ary Coelho, Luis Henrique, de 10 anos, e a Maria, de 4 anos. A pequena atualizou a carteira tomando três vacinas, entre elas, uma nova dose contra a poliomielite.

Maria Grise sendo imunizada. (Alicce Rodrigues, Midiamax)

O evento contou com a participação de representantes da saúde municipal, estadual e federal. A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), falou da necessidade de conscientizar toda a sociedade. “Precisamos fortalecer e incentivar a população para buscar as vacinas, pois a procura da cobertura vacinal ainda é baixa. Além das crianças, os idosos também são o público mais vulnerável neste período crítico”.

A prefeita ainda lembrou que, durante a semana, são 70 unidades de saúde em toda a capital e nos finais de semana que disponibilizam as vacinas. Já Versuska Lado, superintende de Vigilância em Saúde, da
Sesau, reforçou a necessidade dos pais e responsáveis na luta pra evitar novos surtos das doenças. “A gente está reunido para combater novo surto, por exemplo, de e poliomielite. A todo momento fazemos divulgação e, desde agosto, a gente já vem fazendo várias ações aqui na praça para otimizar a conscientização”, falou Veruska.

Prefeita Adriane Lopes no dia D vacinação (Alicce Rodrigues, Midiamax)

A secretária adjunta da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Cristina Maymone, falou que é preciso resgatar a importância da vacina. “Temos que reforçar essa defesa pela vida e pela saúde com a vacinação. Mato Grosso do Sul tem orgulho da vacinação que foi feita contra a Covid e dos profissionais da saúde que preservaram tantas vidas”. Cristina finalizou a fala dela, no palanque das autoridades, lembrando que as 79 cidades do Estado estão mobilizadas na campanha e contam com apoio do Ministério da Saúde. 

Campanha de multivacinação

A Sesau enfatiza a importância de manter o calendário vacinal atualizado para garantir o bem-estar da população. Nos últimos anos, tem sido observada uma diminuição na cobertura vacinal em todos os grupos, tornando ainda mais essencial esse esforço de busca ativa para garantir a proteção das crianças contra doenças evitáveis por meio da vacinação.

Em Campo Grande, o percentual de cobertura vacinal está consideravelmente abaixo das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, como é o caso da vacina contra a Febre Amarela, em que apenas 51% das crianças com menos de um ano foram vacinadas neste ano, apesar de a recomendação ser a imunização de toda a população.

Outra vacina com baixa cobertura é a pentavalente, que protege contra coqueluche, difteria, tétano, hepatite B e B. Apenas 52% das crianças completaram o esquema vacinal deste ano, enquanto a meta é atingir 95% de cobertura vacinal.

Locais que oferecem vacinas hoje

Além da Praça Ary Coelho, a vacinação também é realizada, neste sábado, em dois Shoppings (Bosque do Ipês e Norte Sul), das 10 às 18h. E ainda em seis unidades de saúde, são elas: UBS (Unidade Básica de Saúde) Dona Neta, Seis de Agosto, Lar do Trabalhador e Universitário. E nas (USFs) Unidade de Saúde da Família  Moreninhas e Estrela Dalva.