A Secretaria de Assistência Social e Cidadania em Corumbá intesificou ações enfrentamento à violência sexual e ao trabalho infantil. Com o slogan “Durante o Carnaval a Exploração Sexual, o e o Trabalho Infantil de Crianças e Adolescentes Aumentam. Mude Sua Atitude. Denuncie. Disque 100” a campanha apresenta telefones locais de instituições que compõem a Rede de da no nosso município. A prevenção é realizada através de palestras nos CRAS, em Organizações Não Governamentais – OSCs, além de abordagens sociais diárias nos locais de grande circulação e eventos municipais, especialmente no Carnaval.

De acordo com a prefeitura da cidade, ações pedagógicas de atuação são primordiais para que as campanhas de sensibilização tenham êxito, sendo assim, no Carnaval, o uso de abanicos, folders, cartazes e outdoors contendo orientações, auxiliam na conscientização de barraqueiros, ambulantes, comerciantes e população em geral.

A campanha desse ano traz a perspectiva do cuidado com a infância e a adolescência, principalmente, em uma conjuntura que exige nossa atenção para os mais vulneráveis e que estão envolvidos em trabalho infantil, e as violências sexuais. Pois, as festas carnavalescas é a celebração da cultura popular, porém tornam-se também espaços de violações. Assim sendo, convocamos a todos o envolvimento, a participação e principalmente a responsabilidade de compor conosco, o bloco da proteção de crianças e adolescentes, e diante de qualquer suspeita ou efetiva violência, Disque 100 ou 0800 647 4488 do Conselho Tutelar.