Convênio veterinário realiza cirurgia ortopédica gratuita em cães e gatos em Campo Grande
Convênio foi firmado em março deste ano, entre a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e a Subea (Secretaria de Bem-Estar Animal)
Monique Faria –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) firmou, em março deste ano, um convênio com a Subea (Secretaria de Bem-Estar Animal), que permite atendimento ortopédico para cães de gatos, de forma gratuita. Além de consultas e exames, os animais têm direito a realizarem cirurgia e atendimentos de emergência.
É o caso da cadelinha Paçoca, que foi encontrada por sua tutora, Larissa Fidelis, com fraturas na parte inferior do corpo e desnutrição. “Quando a vi, ela estava muito magra e percebi que ela havia sofrido algum trauma na parte inferior do corpinho. Naquele momento, eu sabia que se eu não a tirasse de lá, ela ficaria à deriva e provavelmente morreria”, relatou.
Larissa, comovida com a situação, resgatou o animal e pediu indicações para amigos de onde levá-la para ser atendida. A Subea foi indicada pelos seus conhecidos. “Eu já tinha ouvido falar, mas não sabia que faziam esse tipo de atendimento”, conta a tutora.
De acordo com o médico-veterinário, Edvaldo Sales, Paçoca chegou com um quadro de desidratação e anemia muito fortes, além de fratura na bacia e em um dos membros inferiores, comprovados por raio-x. A cadela foi encaminhada para o hospital veterinário da UFMS, por meio do convênio, onde recebeu cuidados até ter condições de realizar a cirurgia. “Eles chegam bem debilitados, com os parâmetros bioquímicos bem alterados, e não aconselhamos fazer nenhum tipo de intervenção cirúrgica nessa situação”, acrescentou o veterinário.
Após três semanas de cuidados, Paçoca pôde fazer a cirurgia, e agora está de repouso, para melhor recuperação. A cadelinha foi oficialmente adotada por Larissa. “Agora ela tem uma família e todo amor do mundo”, concluiu.
Atendimentos SUBEA
A Subea disponibiliza 15 senhas pela manhã, a partir das 7h30, e 15 senhas à tarde, a partir das 13h. Os atendimentos ocorrem às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. Para participar dos programas oferecidos, o tutor interessado deve apresentar o número do NIS, documento com foto e comprovante de residência.
Às quartas, a equipe realiza atendimentos exclusivos a ONGs e protetores independentes. Para mais informações o tutor interessado pode ligar no 2020-1397.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Motociclista fica ferida após se desequilibrar e cair em cruzamento no interior de MS
No cruzamento, há um banco de areia que fez a mulher se desequilibrar
Obra para remoção de quebra-molas gera congestionamento na Avenida Guaicurus
Condutores afirmam que via não foi sinalizada
De mudança para El Salvador, diplomata do Reino Unido mostra passaporte de gatinha adotada no Paraguai
Ramin Navai finalizou missão diplomática no Paraguai e leva consigo gatinha adotada no país
Corpo é encontrado entre forro e telha de igreja em obras em MS
Polícia suspeita que vítima tenha morrido eletrocutada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.