O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região Central de Mato Grosso do Sul, coordenado pela prefeitura de foi inaugurado nesta terça-feira (31). O Consórcio Central MS também reúne os municípios de Dois Irmãos do Buriti, Sidrolândia, e Jaraguari.

De acordo com a prefeitura, o Consórcio vai funcionar com administração própria e autonomia. O objetivo é garantir para a população das cidades integrantes, mais agilidade na execução dos serviços públicos e na aquisição de bens que promovam geração de oportunidades, riquezas renda, empregos e desenvolvimento territorial sustentável.

Nesta terça-feira, foi assinado o Estatuto Social do Consórcio e inaugurada sua sede, que vai ficar no mesmo prédio onde funciona a Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos (Sugepe), à Rua Antônio Oliveira de Lima, 28 – Park.

Ainda segundo a prefeitura, o modelo de Consórcio traz uma série de vantagens que podem ser revertidas para o cidadão, já que, com o grupo, é possível resolver problemas relacionados às mais variadas áreas, desde resíduos sólidos, recapeamento, até estradas vicinais.

“Para a capital, é uma grande conquista e, tenho certeza, para os demais municípios, também. Estaremos fazendo gestão com agilidade, transparência, modernizando, trazendo para a população a resposta rápida em compras e entregas. Nosso projeto prioritário para o desenvolvimento da capital é desenvolvimento econômico e cada dia é importante nessa construção”, diz a prefeita e presidente do Consórcio, Adriane Lopes.

O intuito do Consórcio é o de resolver problemas relacionados às mais variadas áreas, desde resíduos sólidos, recapeamento, até estradas vicinais. A gestão associada e cooperada tem a premissa de buscar soluções em conjunto, podendo, cada município, propor e executar medidas locais e regionais para promover o desenvolvimento. A busca por parcerias, convênios e contratos nas diversas instâncias públicas e privadas, governamentais e não-governamentais, nacionais ou internacionais, também serão estimuladas nesse formato.