Com insegurança alimentar em alta, Campanha da Fraternidade arrecada comida em Campo Grande
Levantamento aponta que mais da metade dos brasileiros sofreu com insegurança alimentar em 2022; tema da Campanha da Fraternidade é “Fraternidade e Fome”
Thalya Godoy, Gabriel Neves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Campanha da Fraternidade deste ano leva o tema “Fraternidade e Fome” e a Arquidiocese de Campo Grande planeja uma arrecadação de alimentos como ato concreto para combater a fome. A doação será destinada para entidades sociais assistidas pela arquidiocese.
As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa, na manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (22), no Auditório da Cúria, em Campo Grande, e contou com a participação do arcebispo metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa.
“Gosto de dizer que a gente queria acabar com a fome do mundo a modo gênio da lâmpada: estalar os dedos e ter comida, entretanto acho que esse é o espírito da campanha, a partilha”, afirmou Dom Dimas.
O lançamento oficial da Campanha da Fraternidade acontece no próximo domingo (26), às 9h, no Poliesportivo Dom Bosco. Na data será possível fazer a entrega de alimentos não perecíveis, mas as paróquias de toda Capital devem receber mantimentos até a Páscoa, que neste ano é em 9 de abril.
Dom Dimas Lara Barbosa afirmou que o objetivo da campanha é extrapolar os muros da igreja, porque os problemas sociais, como fome e habitação, dizem respeito a todos os cidadãos. Com pouco de cada um, acredita que esses problemas podem ser superados.
“A ideia da campanha é juntar fé e vida. No Brasil surgiu essa iniciativa de abordar um tema e neste ano é a superação da fome”, pontuou.
Fome como tema
Na coletiva de imprensa, foi exposto que a “fome” é tema da Campanha da Fraternidade pela terceira vez nos 61 anos desde a criação. A primeira foi em 1975, seguida por 1985 e agora em 2023.
De acordo com o coordenador de pastoral, padre Vander Casemiro, a meta da campanha é mobilizar a sociedade sobre o tema deste ano. “O objetivo é sensibilizar a sociedade e a igreja para enfrentar o flagelo da fome sofrida por uma multidão de irmãos e irmãs por meio de compromissos que transformem essa realidade”, afirmou.
De acordo com o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, 58,7% da população brasileira convive com a insegurança alimentar, ou seja, não sabe se terão o que comer no dia seguinte.
Além disso, 33,1 milhões de pessoas passaram fome em 2022, 14 milhões a mais do que o verificado em 2021.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Projeto manobrado por bancada da bala facilita acesso a armas por condenados
Ele escolheu um apensado que vai na contramão do projeto original
Assembleia define ações contra Agepen e policial penal decidirá por horas extras
Mobilizações são em cobrança pela demora da estruturação da carreira da Polícia Penal
CNDI aprova moção crítica à elevação dos juros pelo Banco Central
A elevação da Selic para 12,25% ao ano foi criticada pelo setor produtivo
Investigação do RS contra lavagem de dinheiro do narcotráfico tem mandado cumprido em MS
A ofensiva contou com apoio operacional de 200 policiais civis gaúchos e de outros quatro Estados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.