Bicicletas compartilhadas em Campo Grande? Grupo Técnico estuda implantação do projeto
Iniciativa é uma opção de transporte saudável e não poluente
Lethycia Anjos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Comum em grandes cidades do país, a prefeitura de Campo Grande criou um Grupo Técnico para estudar a implantação do sistema de bicicletas compartilhadas na Capital. A informação foi divulgada na edição desta quarta-feira (12), do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), e busca fomentar a mobilidade sustentável.
O sistema de compartilhamento de bicicletas é utilizado em grandes centros urbanos como Amsterdam, Nova Iorque, Paris, Berlim, Santiago, Buenos Aires, Cidade do México e Barcelona.
No Brasil, a iniciativa foi implementada em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza e Recife. Conforme a prefeitura de Campo Grande, em todas essas cidades, foram comprovados diversos benefícios para a população.
O projeto
Em Campo Grande, o projeto prevê diretrizes do sistema compartilhamento de bicicleta, uma tarifa de aluguel a ser cobrada, implantação das estações para armazenar e fiscalização para garantir a manutenção dos equipamentos.
Conforme a administração municipal, o GT apresentou uma Minuta de Lei para implantar o sistema, que foi aprovada pelo CMDU (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano). O próximo passo será encaminhar o documento para a Câmara Municipal. Após isso, será criado um Edital de chamamento e a abertura para consulta pública até a viabilização da contratação do serviço.
O grupo é formado por representantes da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) e Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos (Sugepe), que ficará a cargo da coordenação dos estudos.
Mobilidade Urbana
Com o constante crescimento de Campo Grande, investir na mobilidade se tornou cada vez mais importante, por isso surgiu a ideia de investir nas bicicletas como meio acessível à população.
Opção de transporte saudável e não poluente, a bicicleta traz vantagens como redução do tráfego de veículos automotores; promoção de estilos de vida saudáveis; redução de CO2 e melhoria na qualidade de vida.
Além disso, o uso contínuo reduz engarrafamentos e a poluição ambiental nas áreas centrais das cidades e promove a humanização do ambiente urbano e a responsabilidade social das pessoas.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.