Mato Grosso do Sul se classificou em 4º lugar no ranking nacional entre os estados mais quentes do Brasil nas últimas 24h. Apesar da prevista frente fria para o Estado, a região pantaneira registra temperaturas acima de 30°C nesta sexta-feira (3).

A do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica que Corumbá se classifica na 5ª posição entre as cidades que tiveram altas temperaturas máximas na quinta-feira (2). A Cidade Branca pontuou 39,6°C.

O Estado só fica atrás de Roraima, Mato Grosso e Bahia, que tiveram temperaturas de 41°C a 39,8°C. As cidades do estado vizinho, Mato Grosso, estão em maioria na listagem, incluindo a capital Cuiabá.

A região pantaneira deve marcar as mais altas temperaturas do dia. Aquidauana pontuou calor de 31,4°C por volta das 8h desta manhã.

Frente fria

As estações de monitoramento do Inmet identificam o avanço da frente fria, principalmente na região sul. Ponta Porã e Amambai marcam valores de 18 a 19°C, por volta das 9h desta sexta-feira.

pontua máxima de 28,1°C, com previsão de ao longo do dia. Houve registro de precipitação, com volumes baixos de chuva, em , Juti, Dourados e . O volume de chuva varia de 0,2 a 2,2 milímetros.

Segundo o (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a partir desta sexta acontece o fenômeno de ‘mínimas invertidas’, quando a temperatura mínima registrada ao longo do dia é menor do que a temperatura do início da manhã.

Estão previstas temperaturas mínimas entre 14°C e máximas que podem atingir os 28°C na região sul do Estado. Para as regiões pantaneira e sudoeste, mínimas entre 18°C e máximas de até 31°C. Para as outras regiões do Estado, temperaturas mínimas entre 18°C e máximas de até 36°C.

Em Campo Grande, mínimas de 19°C e máximas de até 31°C. Em grande parte do Estado, os ventos atuam de sul/sudoeste com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60km/h.

O sul-mato-grossense terá rápida sensação de frio e temperaturas amenas, pois o calorão retorna na semana seguinte. As máximas podem chegar aos 43°C em Mato Grosso do Sul na terça-feira (7).

Saiba Mais