Apesar de frente fria, MS fica em 4º entre os estados mais quentes do Brasil

Chuva deve chegar às regiões do bolsão, central, leste e sul do Estado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Hidratação é principal recomendação para suportar o calor (Henrique Arakaki, Arquivo Jornal Midiamax)

Mato Grosso do Sul se classificou em 4º lugar no ranking nacional entre os estados mais quentes do Brasil nas últimas 24h. Apesar da prevista frente fria para o Estado, a região pantaneira registra temperaturas acima de 30°C nesta sexta-feira (3).

A lista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica que Corumbá se classifica na 5ª posição entre as cidades que tiveram altas temperaturas máximas na quinta-feira (2). A Cidade Branca pontuou 39,6°C.

O Estado só fica atrás de Roraima, Mato Grosso e Bahia, que tiveram temperaturas de 41°C a 39,8°C. As cidades do estado vizinho, Mato Grosso, estão em maioria na listagem, incluindo a capital Cuiabá.

A região pantaneira deve marcar as mais altas temperaturas do dia. Aquidauana pontuou calor de 31,4°C por volta das 8h desta manhã.

Frente fria

As estações de monitoramento do Inmet identificam o avanço da frente fria, principalmente na região sul. Ponta Porã e Amambai marcam valores de 18 a 19°C, por volta das 9h desta sexta-feira.

Campo Grande pontua máxima de 28,1°C, com previsão de chuva ao longo do dia. Houve registro de precipitação, com volumes baixos de chuva, em Itaquiraí, Juti, Dourados e Maracaju. O volume de chuva varia de 0,2 a 2,2 milímetros.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a partir desta sexta acontece o fenômeno de ‘mínimas invertidas’, quando a temperatura mínima registrada ao longo do dia é menor do que a temperatura do início da manhã.

Estão previstas temperaturas mínimas entre 14°C e máximas que podem atingir os 28°C na região sul do Estado. Para as regiões pantaneira e sudoeste, mínimas entre 18°C e máximas de até 31°C. Para as outras regiões do Estado, temperaturas mínimas entre 18°C e máximas de até 36°C.

Em Campo Grande, mínimas de 19°C e máximas de até 31°C. Em grande parte do Estado, os ventos atuam de sul/sudoeste com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60km/h.

O sul-mato-grossense terá rápida sensação de frio e temperaturas amenas, pois o calorão retorna na semana seguinte. As máximas podem chegar aos 43°C em Mato Grosso do Sul na terça-feira (7).

Conteúdos relacionados

Bolsa Família