A sexta-feira (3) deve ser de temporais e queda nas temperaturas em Mato Grosso do Sul. É isso que indica a previsão que inclui três alertas de tempestades vigentes no Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e que atingem 10 cidades do Estado.

Campo Grande integra a lista de cidades com alerta de perigo para tempestade, vigente das 22h de hoje até as 21h de sexta-feira (3), mas as demais cidades são da região sul do Estado. De acordo com o Inmet, pode ocorrer chuva entre 30 e 60 mm, ventos intensos e até queda de granizo.

De acordo com o Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), na sexta-feira deve ocorrer o fenômeno de ‘mínimas invertidas’, quando a temperatura mínima registrada ao longo do dia é menor do que a temperatura do início da manhã.

Estão previstas temperaturas mínimas entre 14°C e máximas que podem atingir os 28°C na região sul do Estado. Para as regiões pantaneira e sudoeste, mínimas entre 18°C e máximas de até 31°C. Para as outras regiões do Estado, temperaturas mínimas entre 18°C e máximas de até 36°C.

Em Campo Grande, mínimas de 19°C e máximas de até 31°C. Em grande parte do Estado, os ventos atuam de sul/sudoeste com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60km/h.

Calor volta na semana que vem

 Apesar do clima fresco e previsão de queda nas temperaturas nos próximos dias, o calor deve voltar intenso já na próxima semana. As máximas podem chegar aos 43°C em Mato Grosso do Sul na terça-feira (7).

Apesar de historicamente mais chuvoso que outubro, a previsão do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) para novembro indica que as chuvas devem ficar abaixo da média histórica, principalmente nas regiões centro-norte do Estado. Já no extremo sul do Estado as chuvas devem ultrapassar a média.