Uma paciente grávida, de 16 anos, que prefere não se identificar, teve que ficar na fila para atendimento 2 vezes na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Universitário em , na última segunda-feira para esta terça-feira (24).

Ao Jornal Midiamax, a avó da paciente, Maria Aparecida Jartem dos Santos, de 70 anos, relata que a neta estava sentindo dor no peito, costas, pé da barriga e falta de ar, e por estar grávida foi verificar o que poderia estar acontecendo. Segundo a avó, o atendimento na triagem foi rápido e em seguida, a jovem foi chamada por um médico pediatra que a encaminhou para um médico geral.

No entanto, a espera pelo atendimento do médico adulto foi grande. “A gente vai esperando, uma hora vai chamar né. Deu 23h e pouco eu falei tem algo errado”, comenta. Ao ver que todos os pacientes estavam sendo atendidos e a neta ainda aguardava, dona Maria Aparecida foi questionar os médicos, que não encontraram a ficha de atendimento da jovem. Em seguida, a avó questionou a recepção que também não sabia dizer onde a ficha estava e por fim, a assistência social do que não sabia informar a localização da ficha.

Sem alternativas, outra ficha de atendimento foi elaborada para a jovem, que teve que aguardar mais algumas horas na unidade de saúde. Maria Aparecida aponta que a chegada no hospital foi às 20h40 da noite e a saída foi às 3h30 da manhã, por ter ficado tomando soro.

Em nota, a (Secretaria Municipal de Saúde) informa que a primeira consulta da paciente ocorreu por volta de 21h30 e a segunda às 23h43. “Ao que consta, o médico chamou outra paciente com nome semelhante que não se encontrava mais na unidade e esta paciente teria se dirigido até o consultório. O médico prosseguiu com o atendimento e solicitou o hemograma. O exame foi coletado e por volta de 23h43 ela foi novamente atendida pelo médico”.

A secretaria também comunica que em casos de extravio da ficha, a ficha é reaberta e o paciente é colocado como prioridade para já receber o atendimento.