Unidades do INSS vão voltar a atender todos os serviços agendáveis de forma presencial

A partir do dia 14 de março, será possível agendar todos os serviços disponíveis no portal e no aplicativo Meu INSS

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O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) publicou as portarias 1.413 e 982 e Retificação no Diário Oficial da União, para formalizar o fluxo operacional interno dos atendimentos presenciais disponíveis para atendimento. 

Devido a pandemia de covid-19, o INSS restrigiu o atendimento presencial, mediante agendamento, somente para atividades que não poderiam ser realizadas via online como forma de medida preventiva para evitar aglomerações como a realização de perícias médicas, avaliação social, reabilitação profissional e justificação administrativa. 

A partir do dia 14 de março, o cidadão vai poder agendar atendimento presencial para todos os serviços disponíveis na plataforma e no aplicativo do Meu INSS, como pedidos de aposentadoria, pensão por morte, emissão de extratos, certificados e outros documentos, obtenção de resultados, entre outros. Ao todo, são 91 serviços do INSS disponíveis para atendimento.

O agendamento continua sendo feito pelo Meu INSS (site gov.br/meuinss e aplicativo para celulares) ou por telefone no número 135. É importante reforçar que esses serviços também continuam disponíveis de forma digital.

Em casos excepcionais em que o segurado não tenha acesso à internet ou telefone, o atendimento é espontâneo. Basta procurar uma agência física para agendar.

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