Separe o guarda-chuva: Meteorologia indica mudança brusca no tempo em MS

Semana começa com tempo firme e calor de 36°C

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
alerta chuva campo grande
Chuva em Campo Grande (Foto: Nathalia Alcântara/ Jornal Midiamax)

Mato Grosso do Sul começa a semana com tempo firme e calor, porém, a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), desta segunda-feira (24), indica mudança brusca no tempo nos próximos dias.

Na terça-feira (25), o sol predomina na maior parte do Estado. É esperada variação de nebulosidade devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo quente e seco.

O ‘calorão’ deve atingir temperaturas de 36°C, principalmente na região norte, pantaneira e bolsão. Em Campo Grande, mínima entre 19 e 20°C e máxima de até 33°C. Em grande parte do Estado, os ventos atuam do quadrante leste, com rajadas de vento entre 40 e 50 km/h.

Ventos de 80 km/h

Na quarta (26) e quinta-feira (27), o dia será de tempo firme com sol e variação de nebulosidade, mas a mudança do tempo acontece entre a tarde e noite.

Haverá instabilidade e probabilidade de chuvas de intensidade moderada a localmente forte.

Durantes esses dias, ainda são esperadas tempestades acompanhadas de raios, queda de granizo e rajadas de vento que podem atingir 80 km/h, principalmente para as regiões centro-sul, oeste e nordeste do Estado.

São esperadas temperaturas mínimas entre 19 e 21°C e máximas de até 35°C nas regiões sul e leste do Estado. Já na região norte, mínimas entre 20 e 25°C e máximas de até 36°C. Na Capital, mínima entre 21 e 23°C e máxima de até 34°C.

Em grande parte do Estado, os ventos sopram do quadrante norte/nordeste, com rajadas de vento entre 50 e 70 km/h e pontualmente podem atingir valores acima de 80 km/h.

meteorologia
Previsão do tempo (Foto: Reprodução/Cemtec)

Frente fria

O Cemtec reforça que a mudança no tempo acontece devido ao avanço de uma frente fria, aliado ao transporte de umidade e calor e atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai.

Conteúdos relacionados