Samu inaugura nova base no Aeroporto Internacional de Campo Grande

Com a inauguração, Capital conta com 15 bases descentralizadas do serviço
| 18/02/2022
- 16:01
Samu inaugura nova base no Aeroporto Internacional de Campo Grande
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Grande)

Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (18) a 15ª base descentralizada do (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Campo Grande, em parceria com a (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e Prefeitura Municipal, no Aeroporto Internacional para atender os bairros da região.

Segundo a prefeitura, a nova central irá auxiliar no atendimento de 50 mil moradores das regiões próximas. A Unidade de Suporte Avançado USA 04 conta com uma com equipe de médico, enfermeiro e socorrista.

O coordenador do SAMU, Ricardo Rapassi, explica que a nova base está situada em um ponto considerado estratégico, o que facilita o deslocamento e confere mais celeridade no atendimento às ocorrências.

“Até então a viatura tinha que se deslocar da base central para atender as ocorrências em bairros como Jardim Aeroporto, Nova Campo Grande, entre outros que ficam no entorno, o que levaria entre 15 a 20 minutos dependendo do horário do dia. Estando mais próximos, consequentemente o tempo de deslocamento é menor e a possibilidade de sucesso no socorro a uma vítima de acidente de trânsito ou a uma emergência clínica é muito maior”, diz.

O coordenador destaca que a base do Aeroporto deve atender não somente os bairros do entorno, mas como toda a região Imbirussú, Lagoa e também Segredo. A viatura com equipe de médico, enfermeiro e socorrista.

 “Logo quando assumimos o SAMU tinha apenas nove viaturas em sua maioria com problemas de manutenção. O serviço chegou a ter apenas uma viatura em funcionamento.  Com planejamento, conseguimos superar as dificuldades e conseguimos renovar 100% da frota. Hoje o serviço conta com 14 viaturas operacionais, ou seja, disponíveis para o atendimento da população, além das reservas”, disse o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

O superintendente do Aeroporto Internacional de Campo Grande, Wilson Brandt Filho, enalteceu a parceria com o Município, que também irá contribuir para dar um suporte aos milhares de passageiros que chegam a Campo Grande diariamente.

“Somente ano passado nós tivemos mais de 1 milhão de passageiros chegando ou saindo da cidade pelo Aeroporto. E eventualmente nós temos algumas ocorrências que necessitam de atendimento médico. Portanto, tendo o SAMU aqui próximo, mais contribuir para que essa pessoa que esteja necessite de uma assistência seja melhor atendida”, diz.

O convênio com a Infraero facilitou a implantação da base descentralizada, oferecendo a estrutura física conforme programa arquitetônico mínimo instituído pelo Ministério da Saúde. A base conta com repouso para equipe, copa, banheiros, almoxarifado, local apropriado para higienização de material e da ambulância. Tais exigências são exigências técnicas essenciais para a habilitação e a qualificação, o que já está em andamento.

São 24 viaturas atuantes nos municípios de Campo Grande, Sidrolândia, Terenos, Ribas do Rio Pardo, Corumbá/Ladário, Aquidauana/Anastácio, Coxim, São Gabriel do Oeste, Camapuã e Rio Verde de Mato Grosso. Só na Capital, são 14 ambulâncias e 2 motolâncias para o atendimento à população.

Durante todo 2021, a central de regulação de urgência/ SAMU -192 recebeu 280.691 mil ligações telefônicas, resultando em 39.194 atendimentos realizados pelas unidades móveis do SAMU. A média de atendimento neste ano foi de 107 pessoas por dia, socorridas por este serviço.

 

Veja também

Campo Grande recebe a turnê nacional das bandas Vazio e NervoChaos, nesta sexta-feira (01). Os...

Últimas notícias