Pelo menos 25 famílias tiveram que deixar suas casas nesta quinta-feira (08), após reintegração de posse em área de assentamentos as margens da BR-060, em Campo Grande. A decisão partiu do DNIT ((Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) e contou com apoio da PRF (Polícia Rodoviária Federal).

Entre as famílias está um casal de idosos que criava animais para o próprio sustento e foi surpreendido com a ação. Eles tiveram que retirar todas as coisas do local, incluindo os animais e viram a casa onde moravam há seis anos ser destruída.

As filhas do casal entraram em contato com o Jornal Midiamax e informaram que o lote onde os pais idosos moravam foi cedido pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). O Assentamento Terra Boa abrigava famílias que produziam para o próprio sustento.

“Eles receberam uma intimação há cerca de 20 dias, informando que eles deveriam que deixar o local. Foram com os documentos que possuem do terreno à Defensoria Pública, onde foram informados de que eles realmente deveriam deixar o local, mas em fevereiro. E seriam realocados para outro lugar”, conta a filha.

Nesta manhã, foram surpreendidos com a operação que contou com força policial. Os idosos estavam se programando para alugar uma casa com terreno para abrigar os cachorros e vender alguns animais.

“Meus pais são idosos. É a vida deles ali sendo destruída. É muito triste”. Eles tiveram que pedir ajuda para outras pessoas para alocar os animais provisoriamente, sob ameaça de prisão por abandono dos animais.

Operação de reintegração de posse

A PRF informou que prestou apoio operacional para a execução de determinação da Justiça Federal com 64 policiais rodoviários federais empregados na desocupação de uma área de 800 m² localizada às margens da BR-060.

O DNIT não informou o motivo da reintegração de posse no local. O espaço segue aberto ao posicionamento.