Imagens raras de um adulto e dois filhotes de cachorros-vinagre foram capturadas em . Os animais caminhavam por uma plantação de eucalipto e os registro foi feito através de um telefone celular.

A filmagem foi feita por Rodrigo Fernando de Souza Rosa, segundo o site Canal Rural. Na hora em que cheguei, havia o casal e mais três filhotes. Os pais estavam mais afastados, observando os filhotes; depois, voltaram para perto e foram juntos embora”, relatou.

Neste domingo (4), o Instituto Tatu Canastra divulgou outras imagens de dois cachorros-vinagre no Parque Municipal do Pombo, em Três Lagoas.

O Cachorro-vinagre é “primo” de lobos-guarás na família dos canídeos, que inclui também cachorros-do-mato e raposas-do-campo. Entre os parentes, é considerada uma das espécies mais raras do Brasil e está ameaçada de extinção.

Segundo dados do Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção (ICMBio), a população dessa espécie no tem uma probabilidade de 100% de estar extinta em 100 anos.

As principais ameaças a esses canídeos são o desmatamento, os atropelamentos, a de suas presas (como a paca) e a infecção por doenças como raiva e sarna, transmitidas por animais domésticos.

A dificuldade de contato com ele resulta em grandes lacunas no conhecimento de sua distribuição geográfica e de seus hábitos.