Inflação e altas nos preços são as justificativas encontradas pela prefeita de , Adriane Lopes (Patriota), para que nenhuma empresa tenha se interessado na licitação para obras na Avenida Três Barras. Com valor de R$ 1,8 milhão, o certame pretendia retirar rotatória e reordenar o em trecho da avenida.

“Os valores das obras de pavimentação subiram. O diesel também subiu e as empresas estão desistindo. O impacto da inflação é um dos motivos para as empresas desistirem das obras de pavimentação”, comentou.

Segundo Adriane, novo estudo financeiro está sendo feito com técnicos da Prefeitura e a licitação será relançada, porém, sem data prevista para que o novo edital seja publicado. “Estamos com técnicos estudando novas possibilidades”, concluiu a prefeita.

Após lançamento do edital, nenhuma empresa apresentou proposta no dia 5 deste mês, data marcada pela Prefeitura para receber as ofertas.

O objetivo da licitação, aberta em 26 de maio, era eliminar o congestionamento e reordenamento viário na Avenida Três Barras, na confluência com a Avenida José Nogueira Vieira e as ruas Marques de Lavradio, Domingos Jorge Velho, Manoel Nóbrega e Miguel Sutil.

Trânsito perigoso e alvo de reclamações

A avenida Três Barras é uma das principais ligações com a região sul de Campo Grande e corta a região do Tiradentes, que engloba diversos bairros menores e é uma das mais populosas da Capital. Segundo a (Agência Municipal de Transporte e Trânsito aproximadamente 30 mil veículos passam pelo local.

Cerca de 30 mil veículos passam pela região diariamente. (Foto: Nathalia Alcântara/Midiamax)

Como ficaria a rotatória da Três Barras?

A de reordenamento prevê a retirada da rotatória, instalação de dois conjuntos semafóricos, com 20 porta-focos, e adoção da mão única em uma quadra da rua Domingos Jorge Velho. Com a remoção da rotatória e construção de canteiros onde serão instalados os semáforos, acaba o estreitamento da Avenida Três Barras neste trecho que passa a ter duas pistas de rolamento.

O objetivo é investir R$ 977.768,16 nas intervenções, que incluem a pavimentação de um trecho de 200 metros das ruas Manoel da Nóbrega (paralela à Três Barras) e de 70 metros da Miguel Sutil (transversal à Três Barras). De acordo com a prefeitura de Campo Grande, a expectativa é que com a mudança o tráfego tenha maior fluidez e seja reduzido o tempo do deslocamento.