No período de 13 de janeiro a 13 de abril de 2022, o (Instituto Nacional de Seguridade Social) e a prefeitura de Pedro Gomes vão poder disponibilizar, como experiência-piloto, perícias médicas remotas, por meio da telemedicina. A medida cumpre decisão do TCU quanto ao enfrentamento da pandemia e está formalizada em portaria publicada no DOU (Diário Oficial da União).

De acordo com o presidente do INSS, José Carlos Oliveira, a ideia é expandir o atendimento com uso da telemedicina para todo o país, além de fortalecer a perícia médica com a tecnologia.

“Hoje mais de 50% dos benefícios do INSS são afetos do benefício por incapacidade e essa ferramenta vai ao encontro do que está sendo feito no mundo, a telemedicina. Tenho certeza de que o piloto será exitoso e ampliado para os 5 mil e poucos municípios que temos no país”, destacou.

Além de Pedro Gomes, a Pmut (Perícia Médica com Uso de Teleavaliação) está sendo realizada em nove prefeituras municipais: Francisco Morato (SP), Minas Novas (MG), Vassouras (RJ), Santo Augusto (RS), Olhos D'Água das Flores (AL), Corrente (PI), Ji Paraná (RO), Lábrea (AM) e Botas de Macaúbas (BA).

As perícias médicas podem ser agendadas pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site, clicando aqui.