Parceria entre defensorias vai regularizar guarda de crianças e adolescentes imigrantes em MS
O projeto é direcionado às crianças cujos genitores já retornaram ao país de origem ou migraram para outra nação em busca de emprego
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Defensoria Pública de MS, por meio do Núcleo da Família e Sucessões (Nufam), Núcleo de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca) e a Defensoria Pública da União (DPU), firmaram parceria para tratar sobre a regulamentação jurídica de crianças e adolescentes imigrantes, referente à concessão de guarda ou tutela aos responsáveis. O projeto é direcionado às filhas e aos filhos cujos genitores já retornaram ao país de origem ou migraram para outra nação em busca de emprego.
O trabalho em conjunto, inicia com a DPU, que providencia a regularização da situação migratória e, na sequência, encaminha os casos para o Nufam e Nudeca para a regulamentação da guarda e demais serviços jurídicos da Defensoria Pública Estadual.
Conforme o projeto, muitas crianças e adolescentes que chegam ao Brasil com seus familiares são obrigados a se deslocar de seu país de origem à procura de melhores condições de vida por conta de necessidades econômicas, guerras, desastres naturais e outras situações sociais graves.
De acordo com o coordenador do Nufam, defensor público Daniel Provenzano, o objetivo desse trabalho decorre do fato de que muitas dessas crianças e adolescentes imigrantes são separadas, desacompanhadas, estão sem documentos e precisam de uma providência jurídica.
“A guarda das crianças e dos adolescente que estão aqui no Brasil é repassada para uma tia ou outro familiar que possa receber essa criança ou adolescente. Um dos casos em que estamos trabalhando, a avó materna está com a criança aqui no Brasil e os pais da criança foram para a Colômbia em busca de oportunidade. Todos conseguiram um trabalho e as crianças já estão matriculadas e sob guarda de pessoa da família”, explica o coordenador do Nufam.
A coordenadora do Nudeca, defensora pública Débora Maria de Souza Paulino, destaca, ainda, que o trabalho, em rede, garante o acesso de famílias aos serviços do judiciário.
“O Nudeca recebe encaminhamento dos demais integrantes da rede de garantias de direitos, como escolas, Conselhos Tutelares e também a procura direta dessas famílias que pretendem a regularização da guarda das crianças. Assim, em parceria com o Nufam e a DPU, atuamos para auxiliar e facilitar o acesso dessas famílias aos órgãos competentes, agilizando a obtenção dos documentos necessários, garantindo o acesso dessas crianças e adolescentes aos seus direitos”, frisa a coordenadora.
O assessor do Núcleo da Família e Sucessões, Maycoln Campidelli Oliveira, que também integra o projeto, destaca os benefícios da regularização. “O primeiro é o da educação, o direito de poder se matricular em uma unidade de ensino. Outro é a saúde, quando essa criança não está sob a guarda de um responsável, a unidade pode cobrar o documento. É válido ressaltar que, com a guarda, o familiar será responsável pelos atos”, pontua o assessor.
Se você conhece algum imigrante que necessita da regularização, procure o Nufam, na Rua Arthur Jorge, 779, ou o Nudeca, na Avenida Afonso Pena, 3850.
Notícias mais lidas agora
- ‘Mãe, Jhonathan se matou’: Tiro atingiu testa de vítima e rapaz tentou mentir sobre crime
- Turista tem costela quebrada ao descer de tobogã durante confraternização em MS
- Candidatos reclamam de prejuízos após concurso considerado irregular ser suspenso em MS
- ‘Parte de mim também morreu’: A 5 dias de júri por morte de Sophia, pai fala sobre a dor da ausência da menina
Últimas Notícias
Fotógrafo acusado de assédio sexual é indiciado pela polícia que não descarta mais vítimas em Campo Grande
O fotógrafo foi denunciado por uma jovem em outubro deste ano
Homem mata cunhado com facadas após pegar bicicleta sem autorização em Juti
Crime aconteceu no sábado e suspeito já está preso
Quem volta? Políticos se expõem ao tentar sondar efeitos de escândalo em MS
Grupo implicado em vários tipos de esquemas sai enfraquecido de escândalo em MS que despertou curiosidade e pode virar armadilha para políticos
Motorista perde controle da direção e morre após veículo capotar em Ponta Porã
Dentro do carro foram encontradas latas de cerveja e garrafas de bebidas alcoólicas.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.