O PSA (Programa de Pagamento por Serviços Ambientais) instituído pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, inicialmente aderido pelos produtores rurais de Bonito e Jardim, irá certificar como sustentável as atividades da propriedade rural, seja de produção agropecuária e turismo ou como área de proteção ambiental ao apresentar medidas conservacionistas. A ação se estendeu para a Serra da Bodoquena e demais regiões do Estado também. 

Bonito e Jardim foram os primeiros municípios contemplados pelo programa, na modalidade Rios Cênicos. A iniciativa oferece prêmios em dinheiro para quem executa medidas de proteção ambiental na área delimitada ao longo dos leitos dos dois rios. Por meio de Edital, a selecionará as propriedades inscritas e avaliará tecnicamente as práticas conservacionistas desenvolvidas.

Inscrições abertas

O valor destinado ao PSA, de acordo com o Ministério Público, é de R$ 942.849,85, recursos do Funles (Fundo de Defesa e Reparação de Interesses Difusos e Lesados), gerido pela Semagro (Secretaria de Estado de , Desenvolvimento Econômico, Produção e Familiar). 

O prazo de inscrição para os produtores de Bonito e Jardim é até dia 11 de fevereiro. Podem participar proprietários e arrendatários que possuem um sistema de produção sustentável. 

Durante a seleção, técnicos do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS) farão vistorias nos locais para conferir e avaliar as ações desenvolvidas para se definir o valor da premiação, cujo teto é de R$ 27 mil.

Em seguida, o governo irá propor um plano de melhorias para ampliar seus índices produtivos e ambientais.