Morder carteiro vira piada, mas profissionais ainda sofrem com ataques de cães em MS
Em 2020, foram registrados 11 ataques; em 2022, um caso aconteceu até então
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com certeza você já deve ter se deparado com memes na internet sobre a relação entre cachorros e os entregadores, carteiros e leituristas. Do cão que corre atrás da moto, do cachorro que está à espreita ‘só esperando’, entre outros. Mas a situação, na prática, não é brincadeira para os trabalhadores.
Apesar de muita orientação aos moradores, os profissionais ainda enfrentam ataques recorrentes durante o expediente. Há caso, inclusive, de carteiro que teve a mão dilacerada em ataque.
Conforme o diretor do Sintect-MS (Sindicato dos Trabalhadores nos Correios e Telégrafos), Wilton dos Santos Lopes, ocorrem casos diários de ataques, que variam de simples sustos a ferimentos. Wilton tem 20 anos de carreira nos Correios e, por 10 anos, esteve nas ruas realizando entregas e não escapou de ataques de cães raivosos.
“Já fui mordido duas vezes, fora a questão de ataques, em que o cão não chegou a morder. Constantemente sofremos com essa situação. Nas duas vezes, não cheguei a ficar afastado, retornei no dia seguinte, mas tem casos de carteiros que sofrem ataques mais graves e precisam de afastamento. Teve situação de carteiro que teve a mão rasgada e passou por cirurgia”, disse.
Segundo Wilton, os próprios carteiros caçoam sobre a relação com os cães. “A gente costuma brincar que o uniforme amarelo chama atenção dos cachorros. Que bastam eles verem para correr atrás”, comentou.
Para evitar os incidentes, o sindicato cobra da empresa conscientização dos moradores, para melhor posicionar as caixas de correspondência e prender animais que podem ficarem soltos nas ruas.
“Qualquer cidadão pode sofrer com isso. Aos trabalhadores há a orientação de registrar como acidente de trabalho, ir até um posto de saúde, tentar identificar o proprietário do animal, pedir a carteira de vacinação do cão, informar ao CCZ se for um animal que estiver na rua. E procurar atendimento médico para tomar uma vacina específica, dependendo do grau do ferimento”, pontua.
O sindicato diz que não tem um levantamento sobre os ataques, pois há casos que não chegam até o conhecimento da diretoria. “Em casos em que mordidas não foram graves, não relatam”, diz Wilton.
Treinamento com o Bope
Para que as contas de água e luz cheguem até as residências, é preciso que os leituristas realizem a leitura dos relógios. Assim como os carteiros, esses profissionais estão sujeitos a sofrerem ataques de animais.
Conforme o supervisor de Segurança do Trabalho da Águas Guariroba, Wodon Furtado, antes que o leiturista vá par as ruas trabalhar, ele passa por um treinamento e preparação que envolve situações de ataque de cães.
“Ele passa por um treinamento onde é orientado, recebe todas as medidas preventivas relativas a essa possibilidade. Não liberamos o leiturista sem antes que ele passe por uma capacitação”, explicou à reportagem.
Para isso, anualmente, os funcionários da concessionária participam de um treinamento com o Bope e os cães da corporação, onde aprendem como proceder em casos de ataque.
“Além do treinamento, temos um curso especializado sobre a prevenção de ataques, que acontece online. Periodicamente damos orientações de segurança antes do trabalhador ir a campo”, comenta Furtado.
Caso um funcionário passe por um ataque, ele explica que de imediato a empresa é acionada e o ferido encaminhado para atendimento médico. “Dentro da unidade de saúde já há um alinhamento, onde identificam o imóvel e posteriormente faz o acompanhamento deste animal”, disse.
De acordo com o supervisor, em 2020 tiveram 11 casos de ataque. Em 2021, 6 casos e nesse ano, até 8 de julho de 2022, apenas um caso registrado. Atualmente a empresa tem 33 leituristas.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Você também pesquisou isso? Principais buscas do Google escancaram um 2024 peculiar
Que 2024 foi esse? Buscas mais realizadas no Google montam um panorama do interesse coletivo dos brasileiros este ano
Após pedido de cassação, Ministério aponta irregularidades em contas de prefeito eleito em Nova Andradina
Anteriormente, TRE-MS emitiu parecer técnico pela aprovação de contas
ISMAC promove Festival de Judô como parte da programação do Mês Social do Cego
Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos possui uma das principais equipes de judô paralímpico do País, com três atletas na seleção brasileira
Nota MS Premiada divulga calendário de sorteios de 2025
Nota MS Premiada tem sorteios mensais de até R$ 300 mil em prêmios
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.