Após pedido de cassação, Ministério aponta irregularidades em contas de prefeito eleito em Nova Andradina
Anteriormente, TRE-MS emitiu parecer técnico pela aprovação de contas
Schimene Weber –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
![prefeitura nova andradina divulg](https://cdn.midiamax.com.br/wp-content/uploads/2023/10/03103129/prefeitura-nova-andradina-divulg.jpg)
O MPE (Ministério Público Eleitoral) emitiu, na última terça-feira (10), parecer técnico pela desaprovação de contas do prefeito eleito em Nova Andradina, Dr. Leandro Fedossi (PSDB). O encaminhamento do parecer ocorreu dias após o próprio MPE pedir a cassação de Fedossi e, também, de seu vice de chapa, Arion Aislan (PL).
De acordo com o MPE, há gastos com atividades de campanha política não declarados à Justiça Eleitoral pelo candidato. Conforme o documento, assinado pelo promotor eleitoral William Marra Silva Júnior, a campanha de Leandro Fedossi gastou, no mínimo, R$ 1.728,72 para custeio de transporte aéreo de indivíduo indicado para trabalhar em sua campanha, despesa que não foi declarada à Justiça Eleitoral.
Além disso, o prefeito eleito teria comprovado apenas as despesas com o serviço de criação de jingles da empresa S. da Cruz Mixagem Sonora, cujo CNPJ é 10.142.138/0001-89, contudo, não comprovou a remuneração do serviço de criação de jingles realizado pelo compositor.
Conforme o promotor eleitoral, “tais circunstâncias violam a regularidade e a lisura da prestação de contas, dificultando o efetivo controle, por parte da Justiça Eleitoral, sobre a licitude da movimentação dos recursos de campanha”. Por isso, o parecer do MPE é no sentido da desaprovação das contas de campanha apresentadas.
Anteriormente, TRE/MS emitiu parecer técnico pela aprovação de contas
O TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) emitiu, no dia 25 de novembro, um parecer conclusivo pela aprovação das contas dos candidatos eleitos, Dr. Leandro Fedossi e Arion Aislan.
De acordo com o chefe de cartório da 5ª Zona Eleitoral de Nova Andradina, Pablo Felipe Amorim Gomes, “não foram identificados recursos de origem não identificada”.
Com “nível de asseguração razoável”, conforme o parecer, as contas foram aprovadas.
A partir do impasse entre os pareceres do TRE/MS e do Ministério Público Eleitoral, agora, um Juiz Eleitoral deverá analisar os documentos e emitir uma decisão final a respeito da aprovação ou, então, reprovação das contas.
Cassação de prefeito e vice eleitos em Nova Andradina também está em pauta
Conforme noticiado pelo Jornal Midiamax, no dia 4 de dezembro, o Ministério Público Eleitoral ajuizou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra os candidatos eleitos para os cargos de prefeito e vice-prefeito nas eleições municipais de 2024. Assim, pediu a cassação de Dr. Leandro Fedossi (PSDB) e Arion Aislan (PL).
Segundo a ação, os investigados, que ainda não foram diplomados, são acusados de irregularidades graves na campanha eleitoral.
Ainda conforme a denúncia, a chapa utilizou indevidamente veículos de comunicação de grande alcance e plataformas digitais para promover a candidatura de seus integrantes e prejudicar adversários.
As investigações apontam que esses meios foram usados para disseminar desinformação contra outros candidatos e exaltar a imagem dos investigados, comprometendo a lisura do processo eleitoral.
Notícias mais lidas agora
- Campo Grande e outras 53 cidades de MS estão na rota de chuvas intensas no fim de semana
- Trabalhador rural morre em hospital depois ser atropelado pelo próprio caminhão
- Dono de mercado preso por expor à venda carne com casulos de larvas é solto com fiança de R$ 5 mil
- Discussão com ônibus lotado motivou esfaqueamento na Coronel Antonino
Últimas Notícias
Licitações do Fonplata encaminhadas pela gestão anterior são suspensas em Dourados
Editais foram publicados em Diário Oficial do Município nesta sexta-feira
Acusada de traição, ex-BBB Sarah Aline expõe relacionamento abusivo com Rhudson Victor
Após Rhudson Victor a acusar de traição, Sarah Aline botou a boca no trombone e explicou a situação que causou o término do relacionamento
Chamariz de clientes, área kids é aposta de restaurantes em Campo Grande
Famílias levam em conta a área kids na hora de escolher o local da refeição
Consórcio Central-MS deve abrir licitação para compra de salas modulares
Chamamento foi publicado para municípios interessados em participar da licitação
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.