Microexplosão? Assista ao fenômeno que deixou rastro de destruição em Mato Grosso do Sul
Além de enxurradas, cidade teve casas destelhadas e queda de árvores
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Imagens capturadas por câmeras que monitoram os céus de Mato Grosso do Sul mostram a chegada de um fenômeno climático que deixou um rastro de destruição em Maracaju, a 154 quilômetros de Campo Grande, na tarde de segunda-feira (17). Segundo a meteorologia, a suspeita é que o evento se trate de uma microexplosão.
As imagens são da câmera do Clima ao Vivo, com a ClickNet Telecom. Em minutos, é possível notar uma rápida formação de nuvens carregadas, em seguida, a tromba d’água, o fenômeno conhecido como microexplosão, que acontece quando uma corrente de ar em uma tempestade é intensificada.
O fenômeno climático é uma carga de precipitação muito forte e severa. As microexplosões possuem três estágios: o contato, quando a corrente de ar toca o chão; o outburst, quando o vento se espalha violentamente, e a almofada, quando a piscina de ar frio forma uma camada que impede que o ar continue atingindo a superfície e a destruição cessa.
Segundo a meteorologia, para se confirmar que o evento registrado em Maracaju foi uma microexplosão, é necessário analisar os estragos causados pelo fenômeno. Contudo, se o evento passa por uma área inabitada, os estragos são de pequena proporção e acabam não dando indícios para os pesquisadores afirmarem que a microexplosão aconteceu.
Estragos
A Defesa Civil de Maracaju está nas ruas trabalhando e contabilizando o número de pessoas prejudicadas e estragos nas ruas. A chuva causou destelhamento, queda de árvores e enxurradas.
Conforme o coordenador da Defesa Civil de Maracaju, Vinicius de Andrade Oliveira, a tempestade chegou a ter rajadas de vento de 70 km/h, indicou as informações iniciais. “Estamos trabalhando junto com três secretarias municipais”.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.