MEC divulga Novo Enem nesta quinta-feira (17)

O Ministro de Estado da Educação apresenta o novo ENEM que deverá ser aplicado a partir de 2024

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Exame Nacional do Ensino Médio, Enem

O ministro da Educação Milton Ribeiro, acompanhado pelos secretários do Ministério da Educação (MEC) e pelo presidente do Inep, Danilo Dupas, anunciou o relatório final do Grupo de Trabalho (GT) da reestruturação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nesta quinta-feira (17).

Foram apresentadas as mudanças no Exame em decorrência das novas diretrizes do Novo Ensino Médio que começará a valer a partir de 2024. Com a implantação do Novo Ensino Médio em todo o país, foi criado por meio da Portaria nº 411, de 17 de junho de 2021, alterada pela Portaria nº 557, de 22 de julho de 2021, o GT (Grupo de Trabalho) multidisciplinar a fim de propor um novo formato para o Enem, o qual atendesse à nova ressignificação da escola como espaço de convivência e de relações sociais, de aprendizagens essenciais e de oferta de trajetórias diversificadas.

O Grupo de Trabalho é coordenado pela SEB (Secretaria de Educação Básica), e é constituído por representantes das secretarias de Educação do MEC, do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do CNE (Conselho Nacional de Educação), do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e da Fenep (Federação Nacional das Escolas Particulares). De acordo com o MEC, foram realizadas doze reuniões, nas quais o grupo ouviu especialistas, conheceu exames aplicados em outros países e trouxe estudos sobre o assunto, para propor o novo modelo.

O relatório final do Grupo de Trabalho possui as seguintes considerações:

  • O Enem será constituído de dois instrumentos:
  • o   O primeiro instrumento abrangerá a formação geral básica do Novo Ensino Médio, tendo como referência a BNCC, de forma interdisciplinar e contextualizada, articulando as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura, aprofundando a compreensão de problemas complexos e a reflexão sobre suas soluções.
  • §  A matriz de referência do instrumento deverá contemplar as articulações entre as competências gerais e as competências específicas e habilidades das áreas do conhecimento, com maior ênfase em Língua Portuguesa e em Matemática.
  • §  A avaliação do domínio da Língua Inglesa ocorrerá de forma integrada com a área de Linguagens e suas Tecnologias e o instrumento incluirá avaliação da produção de textos em Língua Portuguesa, inclusive na forma de redação.
  • o   O segundo instrumento deverá abordar os itinerários formativos do ensino médio, observando os eixos estruturantes dos itinerários (investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural, empreendedorismo) e o aprofundamento das competências e habilidades da BNCC.
  • §  As matrizes de referência do instrumento deverão contemplar as articulações entre os eixos estruturantes e as áreas do conhecimento de forma integrada, a partir do estabelecido na Portaria MEC nº 1.432/2018.
  • §  O instrumento será organizado em 4 blocos, cada um deles correspondendo a uma combinação binária entre áreas de conhecimento e os participantes deverão escolher apenas um deles para responder:

Além disso, o novo Enem promoverá a transição gradual para realização de provas digitais e utilizará plataformas adaptativas, novos processos de correção automatizada que acelerem a divulgação dos resultados com maior precisão, inteligência artificial para correção de itens abertos e da redação. As provas físicas serão mantidas até que seja garantido o acesso tecnológico a todos os participantes.

Para o secretário de Educação Básica, Mauro Rabelo, o Enem precisa acompanhar a evolução da educação brasileira e também a reforma do ensino médio. “Pensar no novo formato do Enem, aliado às alterações trazidas pelos normativos concernentes ao ensino médio, tem sido o atual desafio, especialmente no que se refere aos Itinerários Formativos. Os Itinerários constituem a parte flexível do currículo do ensino médio, a partir dos quais os estudantes poderão, de forma orientada, escolher, a cada período letivo, um conjunto de unidades curriculares conforme seus interesses, suas necessidades pedagógicas, suas aptidões e seus objetivos, para a ampliação das aprendizagens nas áreas do conhecimento e/ou na Educação Profissional e Tecnológica”, destaca o secretário.

Conforme o MEC, será criado um Comitê de Governança do Enem que será responsável pela a aprovação das matrizes dos instrumentos do Exame e acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas para a aplicação do novo Enem.