Filósofo e escritor, Heitor lança em Campo Grande coleção de livros infantis sobre problemáticas sociais

Coleção de livros aborda temas de preservação do meio-ambiente, trabalho infantil, cuidados com os idosos e violência doméstica

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Coleção de livros infantis do autor Heitor Simões abordam temas como trabalho infantil e violência contra a mulher. (Divulgação)

Quando o assunto é livros infantis, logo vem à cabeça temas mais lúdicos, referentes ao imaginário criativo das crianças. Contudo, se faz necessário também abordar na infância tópicos mais sensíveis, que contribuam com a formação do caráter das crianças. Dessa forma, a leitura desempenha um importante papel em sensibilizar as crianças para temas urgentes como preservação do meio-ambiente, respeito as mulheres e idosos.

Morador de Campo Grande, o filósofo, professor e escritor Heitor Simões, lança uma coleção de livros infantis com temáticas relevantes na sociedade atual. Os quatro livros englobam assuntos como trabalho infantil, meio-ambiente, cuidados com os idosos e violência contra a mulher.

Ora, trabalho infantil… Estou fora!“, aborda o enfrentamento ao trabalho infantil. O livro discute as condições de trabalho e reforça que, quando desempenhado por crianças e adolescentes, é ilegal, além de privá-los de atividades apropriadas para sua idades, como brincar e estudar.

Terra, a Morada de todos nós!” ressalta a importância da educação ambiental e sustentabilidade. O livro ensina, de forma lúdica e pedagógica, os cuidados gerais para preservação do planeta Terra, como reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos.

Vida, cuidados, respeito, saúde e moradia” traz os cuidados que devemos ter com os idosos, voltados à saúde, deveres e direitos dessa população. Já o livro “Que a Maioria Sempre Vença a Violência” traz uma reflexão sobre a violência doméstica.

Temas de preservação ambiental e cuidado com idosos fazem parte de coleção de livros. (Divulgação)

Livros trabalham temas sensíveis de forma simplificada

De fácil leitura e compreensão, grande parte das obras é em formato de poesias, com rimas simples. Nas escolas, os exemplares são trabalhados com o autor, em um bate-papo (oficina) sobre o assunto.

“Escrevo livros infantis desde 1999. São mais de 35 publicações. Criei um projeto de Filosofia Infantil chamado H.E.L.P (Hora Especial do Livre Pensar), onde as crianças têm possibilidades de desenvolverem o pensamento crítico-reflexivo através da leitura, formulação de perguntas e respostas. Os assuntos são escolhidos de acordo com a importância social”, conta o autor.

Assim, o livro Que a Maioria Sempre Vença a Violência, é uma tentativa trabalhar o tema dentro de escolas e espaços que possibilitem o diálogo. O intuito é sensibilizar, principalmente as crianças, sobre o respeito, cooperação e liberdade.

“O livro informa, traz dados, onde buscar ajuda e de que forma, além de mostrar todos os tipos de violência exercido hoje. É um livro para ser desenvolvido principalmente nas escolas, empresas, ongs, etc”, ressalta Heitor.

Sobre o autor

Nascido no Ceará, Heitor Simões veio para Campo Grande ainda na adolescência. Além de escritor, é filósofo, especialista em educação infantil. O profissional foi um dos criadores do C.E.A.F (Centro de Estudos e Atividades Filosóficas do estado do Ceará). Além disso, foi chefe de educação ambiental da cidade de Fortaleza, em 2007.

Compositor e poeta, o autor escreveu vários livros didáticos e paradidáticos voltados para a filosofia infantil, educação ambiental e valores socioemocionais. Entre eles, o livro Phylos, pelos caminhos da filosofia, para o ensino do EJA no estado do Ceará e Piauí.

Assim, o autor recebeu o prêmio ambientalismo e ecologia pelo município de Campo Grande, em 2014. Foi membro da UBE/MS (União Brasileira dos Escritores de MS). Participou como finalistas da 1ª Literasul, ficando 3º lugar com o conto: A Porta. Além disso, recebeu menção honrosa do XXVIII prêmio Professor Hernane, na cidade de Redondo, em Portugal, no ano de 2023.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados