Imigrantes com problemas jurídicos podem procurar a OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul) a partir desta sexta-feira (25). No local, foi iniciado atendimento para solucionar ou orientar este publico sobre processos civis, criminais ou registros de nacionalidade.

Era o que buscava Ahmed Abdelmoatamed, de 30 anos, que esbanja simpatia e não esconde o amor que sente pelo Brasil. De origem egípcia, el teve seu primeiro contato com o país verde e amarelo em 2013. “Amei o povo, um tempo depois já queria trazer minha esposa para morar aqui”, comentou.

Imigrante com problemas jurídicos, Ahmed foi um dos primeiros a ser atendidos. (Foto: Stephanie Dias/Midiamax)
Imigrante com problemas jurídicos, Ahmed foi um dos primeiros a ser atendidos. (Foto: Stephanie Dias/Midiamax)

O egípcio explica ter passado dois anos em quando decidiu voltar para o e buscar sua esposa. Pouco tempo após a mudança, o casal teve um filho, que estuda em uma escola pública na Afonso Pena, “ele tem dificuldade para falar algumas coisas”, brinca o casal ao admitir que estimula o filho a falar português e árabe.

No plenário das comissões, onde o atendimento ocorria, Ahmed buscava ajuda sobre um acidente de trânsito sofrido há poucos anos que o deixou paraplégico. No local, o advogado Willians Zandona repassa as instruções necessárias sobre o processo.

De acordo com a presidente da comissão de direito dos imigrantes e refugiados da , Cristiane Viegas, esses atendimentos seguirão ocorrendo em todas as últimas sextas-feiras do mês ao longo do ano.

Qualquer imigrante pode ir ao prédio da OAB-MS em busca de atendimento das 13h às 17h. Segundo Viegas, a cada mês haverá um advogado presente para atender os imigrantes que solicitarem ajuda. Inclusive, o calendário já está confirmado até o final do ano

“Realizamos qualquer atendimento de qualquer causa jurídica. Até mesmo assuntos de documentação, casos de abuso ou xenofobia nós encaminhados para os órgãos responsáveis”, disse a presidente explicando que qualquer o atendimento pode ser solicitado para tratar de qualquer assunto envolvendo imigrantes.

Serviço

A OAB-MS está localizada na Av. Mato Grosso, 4700 — Centro, Campo Grande. Informações também podem ser concedidas através do telefone (67) 3318-4700.