Hemosul de Campo Grande convoca doadores nesta segunda de Carnaval

A instituição reforça que doadores de todas as tipagens sanguíneas serão bem-vindos
| 28/02/2022
- 14:12
Hemosul de Campo Grande convoca doadores nesta segunda de Carnaval
(Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (28) o Hemosul Coordenador, Hemosul Santa Casa e Hemosul do Hospital Regional estarão abertos para atendimento ao público durante a manhã. A instituição reforça que doadores de todas as tipagens sanguíneas serão bem-vindos, mas lembra que os estoques seguem preocupantes para os tipos sanguíneos O- e O+. 

O Hemosul Coordenador, localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, n° 1.304, estará aberto das 7h às 12h. Já o horário de funcionamento do Hemosul do Hospital Regional, que fica na Rua Engenheiro Lutherio Lopes n° 36 será das 7h as 12h. E o Hemosul Santa Casa, localizado na Rua Rui Barbosa, n° 3.633, vai atender das das 7h às 11h. 

Marli Vavas, coordenadora geral da Rede Hemosul explica que além da baixa nos estoques que vem sendo registrada desde o começo do ano, a demanda costuma aumentar quando há feriados prolongados. “O gesto de cada cidadão que se dispõe a ir até uma unidade fazer sua doação é de um valor imensurável, pois muitas pessoas em um leito de hospital dependem de um gesto assim para voltarem para suas famílias”. 

Para doar basta comparecer à unidade com documentos pessoais, estar bem alimentado e bem de saúde. Além dos critérios tradicionais como: ter entre 16 a 69 anos e pesar 55kg ou mais, é importante ficar atento ao intervalo necessário para quem se vacinou contra a Covid: Coronavac são 48h e para a Astrazeneca, Pfizer e intervalo de 7 dias. O Hemosul também reforça que doenças respiratórias deixam o doador inapto enquanto doente. 

Também é importante ficar atento aos novos critérios para quem pegou ou teve contato com alguém confirmado da Covid. Pessoas com diagnóstico positivo ou suspeito podem doar depois de 10 dias da completa recuperação da doença; quem testou positivo e não apresentou sintomas da doença, pode doar 10 dias após o teste; quem teve contato com caso positivo, pode doar 7 dias após o ultimo contato; pessoas em isolamento voluntário ou por indicação, podem doar ao final do período. 

Desde o início da pandemia, diversas medidas de biossegurança foram adotadas na Rede Hemosul para garantir um ambiente saudável aos doadores, como: álcool gel, uso obrigatório de máscara, limpeza frequente dos ambientes, distanciamento das cadeiras de espera e coleta.

Outras dúvidas podem ser esclarecidas através do site www.hemosul.ms.gov.br, nas do Hemosul: @hemosulms ou pelo telefone (67) 99298-6316.

Veja também

A taxa de desemprego no Brasil chegou a 9,4% em abril deste ano, o menor...

Últimas notícias